Cursos, tutoriais e planilhas prontas

Funções de soma

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Leia também...

Pokédexcel GO

Pokédexcel GO Olá mestre Pokémon! Pokémon volta a ser a febre mundial, assim como aconteceu lá no fim/início de milênio os monstros de bolso (sim

Continuar lendo

Funções de soma

Fazer contas de adição é talvez uma das coisas mais simples que podemos fazer com o Excel. E existem várias funções diferentes para fazermos somas. Algumas bastante simples, outras mais complexas que conseguem substituir uma série de outros cálculos que precisaríamos fazer antes para chegar a soma que desejamos.

Só de escrever a palavra soma depois de um sinal de = (igual) que já são pelo menos 9 (nove) funções diferentes a nossa disposição.

 Funções de soma-1

Como esse artigo é destinado àqueles que não tem tanto prática com o Excel, vou focar nas três mais utilizadas, e simples, funções desta lista que são. SOMA, SOMASE SOMASES. As demais ficarão para outra oportunidade.


Função SOMA

Está é a mais simples e mais utilizada, sem dúvidas, tanto que se você só quiser visualizar a soma de algumas células nem vai precisar utilizá-la pois o Excel te mostra a soma sem ter que fazer função nenhuma. Veja na imagem.

Funções de soma-2

Note que apenas selecionando as células que eu queria fazer a soma o Excel mostrou o resultado automaticamente, além da informação de quantas das células selecionadas contêm valores (Contagem) e qual a média dos números nas células selecionadas.

Esses dados aparecem no canto direito inferior, próximo ao relógio do windows.

Mas caso você precise manter a soma aparente em alguma célula, ou utilizá-la em alguma fórmula, é necessário usar a função SOMA.

Argumentos da função

=SOMA(núm1; [núm2])

Está função tem somente um argumento, que podem ser números que digitamos dentro da função, referências a células ou intervalos.

Veja na imagem abaixo um exemplo da função SOMA no Excel e como poderíaos chegar no mesmo resultado sem utilizar a função.

Funções de soma-3

Na tabela superior temos, na célula D4 pintada de amarelo, o resultado da soma dos números da Coluna A e Coluna B pelo uso da função SOMA. E na célula B7 temos como a função foi escrita.

Já na segunda tabela temos a conta que precisaríamos fazer para chegar no mesmo resultado, que também é exibido pela célula em amarelo, D11. E logo abaixo a fórmula que teríamos de escrever para substituir a função SOMA.

Você deve concordar comigo que é muito mais fácil escrever somente =SOMA( selecionar as células com o mouse e fechar o ) do que escrever célula a célula intercaladas com o sinal de + (adição).


 Função SOMASE

Esta função funciona de forma semelhante a anterior, porém aqui podemos usar um critério para que só as células do intervalo selecionado que atenderem esse critério sejam somadas.

Argumentos da função

=SOMASE(intevalo; critérios; [intervalo_soma])

Onde:

intervalo → É o intervalo de células que contém o critério pelo qual queremos filtrar a soma.

critérios → É o critério que utilizado para filtrar a soma.

[intervalo_soma] → É o intervalo onde estão os números que queremos somar de acordo com o critério.

Antes de partirmos ao exemplo devemos saber como escrever os critérios na função.

Tipos de Critérios

O critério que determinará o que queremos somar pode ser tanto algo em texto como algo em número. Vamos supor que:

intervalo → A1:A20

critérios 50. É o critério utilizado para filtrar a soma.

[intervalo_soma] → A1:A20 – Neste caso, como este argumento é opcional (sabemos disso por estar entre […] colchetes) e o intervalo selecionado para ele é exatamente o mesmo que vamos utilizar no primeiro argumento, intervalo, poderíamos deixá-lo em branco, sem problema alguma. Mas para fins didáticos, vou escrevê-lo.

Neste caso as possibilidades que temos de montar a função são:

=SOMASE(A1:A20;50;A1:A20Somar, no intervalo de A1:A20, todas as células iguais a 50.

=SOMASE(A1:A20;<>50″;A1:A20Somar, no intervalo de A1:A20, todas as células diferentes de 50.

=SOMASE(A1:A20;>50″;A1:A20) → Somar, no intervalo de A1:A20, todas as células maiores que 50.

=SOMASE(A1:A20;<50″;A1:A20) → Somar, no intervalo de A1:A20,  todas as células menores que 50.

=SOMASE(A1:A20;>=50″;A1:A20) → Somar, no intervalo de A1:A20, todas as células maiores ou iguais a 50.

=SOMASE(A1:A20;<=50″;A1:A20) → Somar, no intervalo de A1:A20, todas as células menores ou iguais a 50.

Quando o critério é um texto (não um número) as possibilidades que temos são apenas duas.

Digamos agora que:

intervalo C10:C30

critérios → “Função Excel”. É o critério utilizado para filtrar a soma.

[intervalo_soma] → D10:D30

Note que quando utilizamos um critério de texto o primeiro e o último argumento da função tem de ser diferentes, pois não conseguimos somar um intervalo que não contém números.

Desta forma, para entendimento geral, os números estariam no [intervalo_soma] em D10:D30 e as palavras que utilizarmos de critério em intervalo em C10:C30.

As possibilidades que temos são:

=SOMASE(C10:C30;”Função Excel”;D10:D30) → Somar, no intervalo D10:D30 sempre que alguma célula em C10:C30 for igual a Função Excel.

=SOMASE(C10:C30;”<>”&”Função Excel”;D10:D30) → Somar, no intervalo D10:D30 sempre que alguma célula em C10:C30 for diferente de Função Excel.

Note que quando usando um número sem nenhum caractere especial não devemos colocá-lo entre aspas, isso faria o Excel interpretá-lo como sendo um texto e não um número.

Já no caso de usarmos texto, sempre temos de colocar as aspas, caso contrário o Excel tentará identificá-lo como sendo um número.

Para facilitar esse entendimento vamos a um exemplo.

Funções de soma-4

Na tabela acima temos alguns dados de vendas de uma empresa a alguns de seus clientes.

O que queríamos era saber quanto, em valor total, foi vendido ao cliente Agroplat.

Na célula C3 temos a função SOMASE e como ela foi utilizada, e na célula C4 o resultado dessa função, que foi elaborada da seguinte forma:

intervalo B7:B20. É o intervalo onde está o critério que queremos filtrar a soma.

critérios C2. É onde está o critério para filtrar a soma. Poderíamos ter escrito dentro da função “Agroplat”, necessariamente entre aspas, ao invés de fazer referência a outra célula, porém ao fazer isso facilitamos a visão e também caso queiramos olhar para outro cliente basta alterar o que está na célula C2.

[intervalo_soma] → G7:G20. É onde estão os n´meros que queremos somar.

O que dissemos a essa função fazer foi, sempre que alguma célula no intervalo de B7:B20 for igual ao critério Agroplat, soma a célula correspondente do intervalo G7:G20.

Ao contrário da função SOMA, esta não conseguimos substituir utilizando somente sinais matemáticos pois depende também do teste lógico SE. É possível substituí-la usando várias células com a função SE (que você pode aprender clicando aqui) mas seria extremamente inviável, principalmente para grandes quantidades de dados.


Função SOMASES

Esta é um pouco mais avançada que a anterior, mas segue os mesmos princípios, a diferença é que aqui podemos ter um ou mais critérios para filtrar a soma que queremos.

O necessário sobre Tipos de Critérios você já conheceu na função anterior, e não muda absolutamente nada aqui, apenas adicionamos mais critérios. Então vamos direto entender os argumentos dessa função e depois partir para um exemplo.

Argumentos da função

=SOMASES(intervalo_soma; intervalo_critérios1; critérios1;…)

Onde:

intervalo_soma → É o intervalo de célula onde estão os números que desejamos somar.

intervalo_critérios1 → É o intervalo de células onde está o 1º critério de filtragem.

critérios1 → É o 1º critério de filtragem.

Conforme escrevemos a função aparecerão outros intervalos de critérios e critérios, dessa forma, por exemplo:

=SOMASES(intervalo_soma; intervalo_critérios1; critérios1; intervalo_critérios2; critérios2)

Vamos ao exemplo.

Na imagem abaixo temos a mesma tabela anterior, com dados de vendas à alguns clientes de um empresa. O que queremos agora é saber quanto em valor total foi vendido de soja ao cliente Agroplat depois do dia 20/05/2015.

Funções de soma-6

A função está na célula C5 e o resultado dela na C6. Foi montada da seguinte forma.

intervalo_soma → G9:G22. É o intervalo onde estão os números que queremos somar.

intervalo_critérios1 → B9:B22. É o intervalo onde estão os nomes dos clientes, nosso 1º critério.

critérios1 → C2. Célula onde está o nome do cliente que queremos filtrar. Novamente, poderíamos ter escrito diretamente na função “Agroplat”, e novamente, pelos mesmos motivos de praticidade explicados anteriormente, não o fizemos.

intervalo_critérios2 C9:C22. É o intervalo onde estão as datas das compras, nosso 2º critério.

critérios2 “>C3″. Maior que a célula onde está a data que escolhemos como critério. Poderíamos ter escrito também “>”&”20/05/2015”, necessariamente com as aspas, que teríamos o mesmo resultado.

intervalo_critérios3 D9:D22. É o intervalo onde estão os nomes dos produtos, nosso 3º critério.

critérios3 C4. Célula onde está o nome do produto que escolhemos como critério. Poderíamos ter escrito também “Soja”, necessariamente com as aspas, que teríamos o mesmo resultado.

Em outras palavras, o que pedimos a esta função foi, some os números no intervalo de G9:G22 sempre que as células correspondentes nos intervalos B9:B22 forem iguais a Agroplat, as de C9:C22 forem maiores que 20/05/2015 e que as de D9:D22 forem iguais a Soja.


Acompanhe o Função Excel
facebook-logo youtube-logo googleplus-logo twitter-logo

Leia também...

Deixe um comentário ou uma dúvida

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Planilhas prontas

ANALISE

ANALISE é um sistema completo de análise econômico-financeira contábil e gerencial para empresas de todos os segmentos e portes que tenha uma contabilidade atualizada e fidedigna.

As análises são feitas através do correto preenchimento das informações advindas da contabilidade da sua empresa nas interfaces do sistema, basta preencher que o arquivo fará o cálculo dos principais indicadores econômicos financeiros pra você.

Tenha os números da sua empresa estruturados em telas dinâmicas de análise e potencialize o seu processo de tomada de decisões.

Saber mais »

Composição de custos

Calcule e analise todos os custos diretos da produção de seus produtos, seja qual for o tamanho da sua empresa e seu ramo de atuação.

Gere relatórios detalhados que exibem a composição do custo de cada produto, de forma individual ou conjunta. Melhor precifique seus produtos mantendo uma margem de lucro de que você deseja.

Faça simulações com preços de insumos e veja o impacto de cada um na composição total de seu produto final.

Saber mais »

Bolão da Copa do Mundo FIFA 2018

Com o Bolão da Copa do Mundo FIFA 2018 do Função Excel, você terá um planilha super confiável, segura, fácil de mexer e de visual super profissional para controlar o bolão com seus amigos, familiares e principalmente, os colegas de trabalho.

Saber mais »

Leia também...

Faça uma doação

Nos ajude a continuar te ajudando.
Faça uma doação!

Compartilhe com o mundo

Gostou do artigo?
Não seja egoista, compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

fique SEMPRE ATUALIZADO!

Junte-se a lista de e-mails do Função Excel

Receba e-mails semanais e melhore constantemente suas habilidades com Excel

Inscreva-se