Cursos, tutoriais e planilhas prontas

Como usar a função SE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Leia também...

Como usar a função SE

Para que serve a função SE no Excel

A função SE é do tipo lógica, ela analisa um dado e o compara com alguma condição, caso essa condição seja verdadeira, a função retornará um dado, caso seja falsa, retornará outro dado.

Para um versão em inglês deste post, clique aqui.

Caso esteja com preguiça de ler, ou quer uma explicação diferente da apresentada neste texto, sugiro o vídeo abaixo. Caso contrário, desça mais um pouco para continuar a leitura.

Coloque o vídeo em tela cheia para assistir normalmente

Argumentos da Função

=SE(teste_lógico;[valor_se_verdadeiro];[valor_se_falso])

Onde:

teste_lógico → O teste que o usuário faz para determinar se é verdadeiro ou se é falso.

[valor_se_verdadeiro] → O dado que a função exibirá caso o teste_lógico seja verdadeiro.

[valor_se_falso] → O dado que a função exibirá caso o teste_lógico seja falso.


Testes lógicos

Os testes lógicos que podemos fazer são sempre comparando alguma coisa a outra. Se quisermos compara os dados que estão na célula A1 com os da A2, por exemplo, temos as seguintes opções:

A1=A2 → Testar se o dado que está na célula A1 é igual ao da A2.

A1<>A2 → Testar se o dado que está na célula A1 é diferente do da A2.

A1<A2 → Testar se o dado que está na célula A1 é menor do que o da A2.

A1>A2 → Testar se o dado que está na célula A1 é maior do que o da A2.

A1<=A2 → Testar se o dado que está na célula A1 é menor ou igual do que o da A2.

A1>=A2 → Testar se o dado que está na célula A1 é maior ou igual do que o da A2.


Como utilizar

Na tabela abaixo estão os nomes dos participantes de uma competição e os pontos que cada um obteve.

Como usar a função SE-1

A regra da competição dizia que: aquele que conseguir pontuar mais de 15 pontos estaria automaticamente classificado para a próxima etapa.

Para determinar quais estão classificados, utilizaremos a função SE da seguinte maneira:

teste_lógico → A pontuação do competidor é maior ou igual a 15.

[valor_se_verdadeiro] → Classificado.

[valor_se_falso] → Desclassificado.

Escrevendo a função teremos:

Como usar a função SE-2

teste_lógicoC3>=15 → C3 é onde está a pontuação do primeiro participante e queremos saber se ele atingiu 15 pontos ou mais (>=15).

[valor_se_verdadeiro] = “Classificado”  → Caso a pontuação do participante seja maior ou igual a 15, ou seja caso o teste seja verdadeiro, o participante estará classificado. (Devemos escrever entre aspas para que o excel reconheça como texto, caso contrário ele entenderá como sendo um número e retornará um erro).

[valor_se_falso] = “Desclassificado”  → Caso a pontuação do participante seja menor que 15, ou seja caso o teste seja falso, o participante estará desclassificado. Devemos escrever entre aspas para que o excel reconheça como texto, caso contrário ele entenderá como sendo um número e retornará um erro).

Depois que escrevermos a fórmula para o primeiro participante basta copiar a célula D3, usando CTRL+C e colar no restante das células correspondente aos outros participantes, de D4 a D12 usando CTRL+V. O Excel automaticamente ajustará a função para cada um dos participantes, isto é, para o primeiro participante a função SE deve olhar para a célula C3, e para o segundo participante deve olhar para a C4, ao copiar e colar o Excel faz esse ajuste sozinho.


Acompanhe o Função Excel
facebook-logo youtube-logo googleplus-logo twitter-logo

Gráfico de pirâmide

Gráfico de pirâmide O gráfico de pirâmides é bastante utilizado para visualizar faixas etárias de alguma região geográfica, mas outras aplicações também podem ser beneficiadas

Ler »

Deixe um comentário ou uma dúvida

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Planilhas prontas

Gerador de Catálogos 3.0

Com o Gerador de catálogos do Função Excel você poderá criar catálogos personalizados de maneira muito fácil e rápida.

Os catálogos são gerados em formato PDF de forma automática, basta setar as configurações desejada e o arquivo fará tudo por você.

O catálogo é completamente customizável, cores, textos, imagens, fontes, tamanho e posicionamentos.

Gere seus catálogos e alavanque suas vendas.

Saber mais »

Leia também...

Logo - Ícone

COMPARTILHE COM O MUNDO

Gostou do artigo? Não seja egoísta, compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp