Funções de soma
Fazer contas de adição é talvez uma das coisas mais simples que podemos fazer com o Excel. E existem várias funções diferentes para fazermos somas. Algumas bastante simples, outras mais complexas que conseguem substituir uma série de outros cálculos que precisaríamos fazer antes para chegar a soma que desejamos.
Só de escrever a palavra soma depois de um sinal de = (igual) que já são pelo menos 9 (nove) funções diferentes a nossa disposição.
Como esse artigo é destinado àqueles que não tem tanto prática com o Excel, vou focar nas três mais utilizadas, e simples, funções desta lista que são. SOMA, SOMASE e SOMASES. As demais ficarão para outra oportunidade.
Função SOMA
Está é a mais simples e mais utilizada, sem dúvidas, tanto que se você só quiser visualizar a soma de algumas células nem vai precisar utilizá-la pois o Excel te mostra a soma sem ter que fazer função nenhuma. Veja na imagem.
Note que apenas selecionando as células que eu queria fazer a soma o Excel mostrou o resultado automaticamente, além da informação de quantas das células selecionadas contêm valores (Contagem) e qual a média dos números nas células selecionadas.
Esses dados aparecem no canto direito inferior, próximo ao relógio do windows.
Mas caso você precise manter a soma aparente em alguma célula, ou utilizá-la em alguma fórmula, é necessário usar a função SOMA.
Argumentos da função
=SOMA(núm1; [núm2])
Está função tem somente um argumento, que podem ser números que digitamos dentro da função, referências a células ou intervalos.
Veja na imagem abaixo um exemplo da função SOMA no Excel e como poderíaos chegar no mesmo resultado sem utilizar a função.
Na tabela superior temos, na célula D4 pintada de amarelo, o resultado da soma dos números da Coluna A e Coluna B pelo uso da função SOMA. E na célula B7 temos como a função foi escrita.
Já na segunda tabela temos a conta que precisaríamos fazer para chegar no mesmo resultado, que também é exibido pela célula em amarelo, D11. E logo abaixo a fórmula que teríamos de escrever para substituir a função SOMA.
Você deve concordar comigo que é muito mais fácil escrever somente =SOMA( selecionar as células com o mouse e fechar o ) do que escrever célula a célula intercaladas com o sinal de + (adição).
Função SOMASE
Esta função funciona de forma semelhante a anterior, porém aqui podemos usar um critério para que só as células do intervalo selecionado que atenderem esse critério sejam somadas.
Argumentos da função
=SOMASE(intevalo; critérios; [intervalo_soma])
Onde:
intervalo → É o intervalo de células que contém o critério pelo qual queremos filtrar a soma.
critérios → É o critério que utilizado para filtrar a soma.
[intervalo_soma] → É o intervalo onde estão os números que queremos somar de acordo com o critério.
Antes de partirmos ao exemplo devemos saber como escrever os critérios na função.
Tipos de Critérios
O critério que determinará o que queremos somar pode ser tanto algo em texto como algo em número. Vamos supor que:
intervalo → A1:A20
critérios → 50. É o critério utilizado para filtrar a soma.
[intervalo_soma] → A1:A20 – Neste caso, como este argumento é opcional (sabemos disso por estar entre […] colchetes) e o intervalo selecionado para ele é exatamente o mesmo que vamos utilizar no primeiro argumento, intervalo, poderíamos deixá-lo em branco, sem problema alguma. Mas para fins didáticos, vou escrevê-lo.
Neste caso as possibilidades que temos de montar a função são:
=SOMASE(A1:A20;50;A1:A20) → Somar, no intervalo de A1:A20, todas as células iguais a 50.
=SOMASE(A1:A20;”<>50″;A1:A20) → Somar, no intervalo de A1:A20, todas as células diferentes de 50.
=SOMASE(A1:A20;”>50″;A1:A20) → Somar, no intervalo de A1:A20, todas as células maiores que 50.
=SOMASE(A1:A20;”<50″;A1:A20) → Somar, no intervalo de A1:A20, todas as células menores que 50.
=SOMASE(A1:A20;”>=50″;A1:A20) → Somar, no intervalo de A1:A20, todas as células maiores ou iguais a 50.
=SOMASE(A1:A20;”<=50″;A1:A20) → Somar, no intervalo de A1:A20, todas as células menores ou iguais a 50.
Quando o critério é um texto (não um número) as possibilidades que temos são apenas duas.
Digamos agora que:
intervalo → C10:C30
critérios → “Função Excel”. É o critério utilizado para filtrar a soma.
[intervalo_soma] → D10:D30
Note que quando utilizamos um critério de texto o primeiro e o último argumento da função tem de ser diferentes, pois não conseguimos somar um intervalo que não contém números.
Desta forma, para entendimento geral, os números estariam no [intervalo_soma] em D10:D30 e as palavras que utilizarmos de critério em intervalo em C10:C30.
As possibilidades que temos são:
=SOMASE(C10:C30;”Função Excel”;D10:D30) → Somar, no intervalo D10:D30 sempre que alguma célula em C10:C30 for igual a Função Excel.
=SOMASE(C10:C30;”<>”&”Função Excel”;D10:D30) → Somar, no intervalo D10:D30 sempre que alguma célula em C10:C30 for diferente de Função Excel.
Note que quando usando um número sem nenhum caractere especial não devemos colocá-lo entre aspas, isso faria o Excel interpretá-lo como sendo um texto e não um número.
Já no caso de usarmos texto, sempre temos de colocar as aspas, caso contrário o Excel tentará identificá-lo como sendo um número.
Para facilitar esse entendimento vamos a um exemplo.
Na tabela acima temos alguns dados de vendas de uma empresa a alguns de seus clientes.
O que queríamos era saber quanto, em valor total, foi vendido ao cliente Agroplat.
Na célula C3 temos a função SOMASE e como ela foi utilizada, e na célula C4 o resultado dessa função, que foi elaborada da seguinte forma:
intervalo → B7:B20. É o intervalo onde está o critério que queremos filtrar a soma.
critérios → C2. É onde está o critério para filtrar a soma. Poderíamos ter escrito dentro da função “Agroplat”, necessariamente entre aspas, ao invés de fazer referência a outra célula, porém ao fazer isso facilitamos a visão e também caso queiramos olhar para outro cliente basta alterar o que está na célula C2.
[intervalo_soma] → G7:G20. É onde estão os n´meros que queremos somar.
O que dissemos a essa função fazer foi, sempre que alguma célula no intervalo de B7:B20 for igual ao critério Agroplat, soma a célula correspondente do intervalo G7:G20.
Ao contrário da função SOMA, esta não conseguimos substituir utilizando somente sinais matemáticos pois depende também do teste lógico SE. É possível substituí-la usando várias células com a função SE (que você pode aprender clicando aqui) mas seria extremamente inviável, principalmente para grandes quantidades de dados.
Função SOMASES
Esta é um pouco mais avançada que a anterior, mas segue os mesmos princípios, a diferença é que aqui podemos ter um ou mais critérios para filtrar a soma que queremos.
O necessário sobre Tipos de Critérios você já conheceu na função anterior, e não muda absolutamente nada aqui, apenas adicionamos mais critérios. Então vamos direto entender os argumentos dessa função e depois partir para um exemplo.
Argumentos da função
=SOMASES(intervalo_soma; intervalo_critérios1; critérios1;…)
Onde:
intervalo_soma → É o intervalo de célula onde estão os números que desejamos somar.
intervalo_critérios1 → É o intervalo de células onde está o 1º critério de filtragem.
critérios1 → É o 1º critério de filtragem.
Conforme escrevemos a função aparecerão outros intervalos de critérios e critérios, dessa forma, por exemplo:
=SOMASES(intervalo_soma; intervalo_critérios1; critérios1; intervalo_critérios2; critérios2)
Vamos ao exemplo.
Na imagem abaixo temos a mesma tabela anterior, com dados de vendas à alguns clientes de um empresa. O que queremos agora é saber quanto em valor total foi vendido de soja ao cliente Agroplat depois do dia 20/05/2015.
A função está na célula C5 e o resultado dela na C6. Foi montada da seguinte forma.
intervalo_soma → G9:G22. É o intervalo onde estão os números que queremos somar.
intervalo_critérios1 → B9:B22. É o intervalo onde estão os nomes dos clientes, nosso 1º critério.
critérios1 → C2. Célula onde está o nome do cliente que queremos filtrar. Novamente, poderíamos ter escrito diretamente na função “Agroplat”, e novamente, pelos mesmos motivos de praticidade explicados anteriormente, não o fizemos.
intervalo_critérios2 → C9:C22. É o intervalo onde estão as datas das compras, nosso 2º critério.
critérios2 → “>C3″. Maior que a célula onde está a data que escolhemos como critério. Poderíamos ter escrito também “>”&”20/05/2015”, necessariamente com as aspas, que teríamos o mesmo resultado.
intervalo_critérios3 → D9:D22. É o intervalo onde estão os nomes dos produtos, nosso 3º critério.
critérios3 → C4. Célula onde está o nome do produto que escolhemos como critério. Poderíamos ter escrito também “Soja”, necessariamente com as aspas, que teríamos o mesmo resultado.
Em outras palavras, o que pedimos a esta função foi, some os números no intervalo de G9:G22 sempre que as células correspondentes nos intervalos B9:B22 forem iguais a Agroplat, as de C9:C22 forem maiores que 20/05/2015 e que as de D9:D22 forem iguais a Soja.