Cursos, tutoriais e planilhas prontas

Função MÁXIMOSE e MÍNIMOSE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Leia também...

Função MÁXIMOSE e MÍNIMOSE

Se você já é familiarizado com o Excel deve saber que as duas funções no título deste artigo não existem. Pois bem, recentemente me perguntaram no trabalho se era possível fazer uma fórmula no Excel onde se pudesse obter o valor máximo de um intervalo dado algum critério. A resposta é SIM. É possível fazer esta conta, mas para isso vamos ter de utilizar uma fórmula matricial pois o Excel não possui uma função MÁXIMOSE (clique aqui para saber mais sobre funções matriciais).

Caso você utilize o Office 365, o Excel já vem com as funções MÁXIMOSES e MÍNIMOSES, que são mais fáceis de se utilizar e entender do que o que é mostrado aqui. Caso seu Excel não possua essas funções, continue lendo.

Com preguiça de ler? Assista ao vídeo! Ou continue lendo mais abaixo.

Coloque o vídeo em tela cheia para assistir normalmente


MÁXIMOSE

Vamos precisar, obviamente, da função MÁXIMO e da função SE e fazer um mix delas (clique aqui para conhecer a função SE).

Na imagem abaixo temos uma série de vendedores, os produtos vendidos por cada um deles e a quantidade. O que queremos é identificar qual o produto que cada um dos vendedores mais vendeu.

Na célula H3 colocarei a seguinte fórmula:

{=MÁXIMO(SE($B$3:$B$11=F3;$D$3:$D$11))}

Escreva sem as chaves {} e aperte CTRL + SHIFT + ENTER para indicar ao Excel que se trata de uma fórmula matricial, as chaves aparecerão automaticamente.

Funciona assim:

Cada célula do intervalo B3:B11 será testada para ver se o valor contido é igual ao nome do vendedor, F3, caso sim então será feita a busca do valor máximo do intervalo D3:D11.

Em outras palavras, se o nome do vendedor for igual ao procurado então a célula correspondente da coluna D entrará na análise para determinar qual o valor máximo.

Agora é só arrastar a fórmula de H3 até H5 e pronto. Já sabemos qual a quantidade máxima que cada vendedor vendeu.

Máximose-2

Resta agora saber a que marca as quantidades se referem.

Aqui vou utilizar a fórmula ÍNDICE + CORRESP (clique aqui para conhecer) porém também de forma matricial, pois não poderei simplesmente buscar o valor e corresponder a marca por termos valores repetidos na coluna D. Note que a maior quantidade de venda do vendedor Alonso é a mesma do vendedor Conceição, porém em marcas diferentes, e que o valor máximo de venda do Lopes é o mesmo que a venda de duas marcas do Conceição.

A fórmula matricial terá de utilizar INDICE + CORRESP + SE, esta última para determinar o vendedor.

A fórmula fica assim:

{=ÍNDICE($C$3:$C$11;CORRESP(H3;SE($B$3:$B$11=F3;$D$3:$D$11);0))}

Escreva sem as chaves {} e aperte CTRL + SHIFT + ENTER para indicar ao Excel que se trata de uma fórmula matricial, as chaves aparecerão automaticamente.

Funciona da mesma forma que a fórmula ÍNDICE + CORRESP tradicional (clique aqui para conhecer) porém temos uma condicional, SE, que condiciona a função CORRESP. Ao invés desta procurar em todo o intervalo de D3:D11 irá procurar somente nas células deste intervalo que têm correspondência com o nome do vendedor procurado, F3.

Máximose-3


MÍNIMOSE

A possível função MÍNIMOSE funciona da mesma forma que a MÁXIMOSE mostrada acima, porém no lugar da função MÁXIMO coloca-se a função MÍNIMO, só isso.


Acompanhe o Função Excel
facebook-logo youtube-logo googleplus-logo twitter-logo

Leia também...

Gráfico de Termômetro

Gráfico de Termômetro O gráfico de termômetro é bastante atrativos, visualmente falando, e muito fácil de ser entender, além de ser muito versátil dentro do

Ler »

10 thoughts on “Função MÁXIMOSE e MÍNIMOSE

  1. ESTOU TENDO UM PROBLEMA COM A FUNÇÃO MÁXIMOSES, QUANDO DIGITO A FÓRMULA “=MÁXIMOSES(COTAHIST_A2020!K:K;COTAHIST_A2020!B:B;>E5)” NO CRITÉRIO, EU QUERO SABER O MAIOR VALOR QUE SEJA > MAIOR DO QUE UMA DATA, QUE SE ENCONTRA NA CÉLULA E5. ENTRETANTO O EXCEL NÃO RECONHECE O CRÍTÉRIO >E5( JÁ TENTEI “>”E5 E “>E5” TAMBÉM) COMO VÁLIDO. ALGUÉM CONSEGUE ME AJUDAR?

  2. Estou tentando fazer uma tabela progressiva, mas estou com dificuldades. se o valor que quero achar for maior que os valores das faixar, eu consigo com a fórmula =SE($C$2>=$B$3;$B$3*$C$3;$C$2*PROCV($C$2;$A$3:$C$7;3)), mas se for menor que a faixa de salário utilizo a formula =SE(OU(C2>=A6-B6;C2=A7;(C2-A7)*C7), mas se for com o 3800,00 dá erro na 4º faixa, pq ele considera o valor limite de 4156,00 e não 3800,00, por isso queria juntar as duas fórmulas, para calcular os casos em que os valores são menores, é possível?

    1. Estou tentando fazer uma tabela progressiva, mas estou com dificuldades. se o valor que quero achar for maior que os valores das faixar, eu consigo com a fórmula =SE($C$2>=$B$3;$B$3*$C$3;$C$2*PROCV($C$2;$A$3:$C$7;3)), mas se for menor que a faixa de salário utilizo a formula =SE(OU(C2>=A6-B6;C2=A7;(C2-A7)*C7), mas se for com o 3800,00 dá erro na 4º faixa, pq ele considera o valor limite de 4156,00 e não 3800,00, por isso queria juntar as duas fórmulas, para calcular os casos em que os valores são menores, é possível?

  3. Ola, bom dia. Gostaria de fazer uma pergunta, estou criando uma planilha que possui uma célula A1 que vai receber ao longo do tempo diversos valores numéricos podendo variar para mais ou para menos e queria criar outros dois campos, A2 e A3 para armazenar respectivamente os valores máximo e minimo já atribuídos a célula A1, como faço isso? Nas busca por função de máximo e minimo não obtive nenhum resultado.

  4. Olá, meu excell é o 2013.
    Estou tentando fazer a fórmula =MÁXIMO(SE(‘Dados ‘!C8:C519=’Reconc lote’!B10;’Dados ‘!F8:F519)), onde a coluna F está em horas. Ou seja, eu quero ver qual o maior tempo foi gasto para aquela atividade. Porém, o resultado fica sempre em 0.
    Se puder me ajudar, agradeço muito.

    1. Oi Maite,
      Por seu Excel ser 2013 ele tem limitações, sua fórmula funciona perfeitamente na versão mais recente, testei aqui. Tenho duas ideias que podem solucionar o seu problema mas, não tenho como testar no Excel 2013 pra garantir.
      O que você pode fazer para funcionar é:
      1 – Garanta que você está encerrando sua função com CTRL + SHIFT + ENTER. Encerrar a sua fórmula apertando CTRL + SHIFT + ENTER ao invés de só ENTER, fará com que o Excel crie uma função matricial, a sua função SE não está testando se uma célula é igual a B10, mas se um intervalo inteiro é igual a B10, e isso é matricial.

      2 – Outra forma é usar uma coluna auxiliar, onde você testará célula a célula da coluna C com a sua função SE, caso a célula for igual a B10, você retorna a hora, caso contrário, deixa em branco. Depois você faz a função MÁXIMO normal, avaliando apenas a coluna auxiliar, onde estão os resultados da função SE.

Deixe um comentário ou uma dúvida

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Planilhas prontas

ANALISE

ANALISE é um sistema completo de análise econômico-financeira contábil e gerencial para empresas de todos os segmentos e portes que tenha uma contabilidade atualizada e fidedigna.

As análises são feitas através do correto preenchimento das informações advindas da contabilidade da sua empresa nas interfaces do sistema, basta preencher que o arquivo fará o cálculo dos principais indicadores econômicos financeiros pra você.

Tenha os números da sua empresa estruturados em telas dinâmicas de análise e potencialize o seu processo de tomada de decisões.

Saber mais »

Gerador de Catálogos 3.0

Com o Gerador de catálogos do Função Excel você poderá criar catálogos personalizados de maneira muito fácil e rápida.

Os catálogos são gerados em formato PDF de forma automática, basta setar as configurações desejada e o arquivo fará tudo por você.

O catálogo é completamente customizável, cores, textos, imagens, fontes, tamanho e posicionamentos.

Gere seus catálogos e alavanque suas vendas.

Saber mais »

Leia também...

Faça uma doação

Nos ajude a continuar te ajudando.
Faça uma doação!

Compartilhe com o mundo

Gostou do artigo?
Não seja egoista, compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

fique SEMPRE ATUALIZADO!

Junte-se a lista de e-mails do Função Excel

Receba e-mails semanais e melhore constantemente suas habilidades com Excel

Inscreva-se