Excel em Concursos – Veja as funções mais cobradas nas provas!
Separamos as funções do Excel mais cobradas nas provas de concursos. Confira função por função!
No final de cada função deixo um link para o artigo relacionado aqui no site, para que você possa entrar em mais detalhes sobre o funcionamento da função.
Função SOMA
A Função SOMA calcula o total de todos os números que você especificar como argumentos. Cada argumento pode ser um intervalo, uma referência de célula, uma matriz, uma constante, uma fórmula ou o resultado de outra função. Por exemplo, =SOMA(B4;B5;B7) irá somar os números contidos nas células B4, B5 e B7. Outro exemplo: =SOMA(B4:B8) irá somar todos os números contidos no intervalo de células que vai de B4 a B8. A sintaxe que foi usada é importante: note que na primeira foi utilizado o sinal de ponto e vírgula e na segunda, o de dois pontos. Isso é importante porque ponto e vírgula mede as células individualmente e o dois pontos significa um intervalo, ou seja, tudo que está dentro da referência especificada.
https://funcaoexcel.com.br/funcoes-de-soma/
Função MÉDIA
Nesse cálculo, o Excel soma os valores dos elementos relacionados e divide pela quantidade desses elementos, chegando assim a um valor médio entre eles.
No nosso primeiro exemplo, vamos fazer a média de todos os valores, no total são 10 células. Portanto, o Excel vai somar todos os valores e dividir por 10, que é a quantidade de células. Isso porque a sintaxe foi =MÉDIA(B4:B13).
No segundo exemplo, vamos selecionar somente 5 células e então pedir a média entre elas. A sintaxe é =MÉDIA(B5;B8;B11;B13;B10). Note que o Excel somou o conteúdo dessas células e dividiu por 5, pois esse é o número de células que foram somadas.
Dicas de Concurso:
Mesmo que os termos da web e da informática geralmente ignorem o acento das palavras, o nome da função é mesmo =MÉDIA, com acento. Se estiver escrita sem o acento, a alternativa está errada. Não se deixe enganar!
Cuidado com as funções de nomes parecidos. No Excel existe, além da função média, a função mediana, representada por =MED, que muita gente confunde. Mesmo que os nomes se pareçam, a usabilidade delas é muito diferente do esperado (além de resultar em um erro na correção da prova).
Funções MÁXIMO e MÍNIMO
Essas funções têm praticamente a mesma utilidade, mas de lados opostos. Uma delas retorna o valor máximo e a outra, o valor mínimo entre os valores selecionados. A sintaxe é =MÁXIMO(célula isolada ou intervalo de célula) e =MÍNIMO(célula isolada ou intervalo de célula).
Novamente, não se esqueça do acento no nome das funções.
https://funcaoexcel.com.br/maximominimo-e-maiormenor/
Função MAIOR e MENOR
Essa função permite saber qualquer classificação em uma lista. Por exemplo, o terceiro maior valor, oitavo menor, etc. Nela, temos de inserir o ponto e vírgula e colocar qual posição desejamos saber. Por exemplo =MAIOR(B4:B13;6) ou =MENOR(B2:B7;3).
https://funcaoexcel.com.br/maximominimo-e-maiormenor/
Função SE
É a mais popular e também a mais cobrada função condicional do Excel. Por meio dela, os valores (que podem ser texto ou número). Estes serão analisados e o resultado será verdadeiro ou falso, conforme o teste proposto por você. Muito utilizada como complemento em outras funções, ela apresenta, em seu quadro de argumentos, a sequência =SE(teste_logico;”valor_se_verdadeiro”;”valor_se_falso”), onde:
teste_lógico: argumento obrigatório que consiste no valor ou expressão que será avaliado como VERDADEIRO ou FALSO. É o teste a ser feito.
valor_se_verdadeiro: argumento opcional, onde o usuário pode escolher qual valor ou expressão retornará caso o resultado do teste_lógico for verdadeiro.
valor_se_falso: argumento opcional que permite a escolha do valor ou expressão caso o teste_lógico for falso.
Dica: nunca esqueça de colocar os valores a serem retornados entre aspas. É obrigatório.
https://funcaoexcel.com.br/como-usar-a-funcao-se/
Função CONT.SE
Essa função conta a quantidade de um certo tipo de dados específico em uma planilha. Com ela você pode refinar sua planilha para que o Excel retorne apenas os valores que você deseja, criando uma peneira. Com ela, podemos buscar por mais de uma referência ao mesmo tempo. A sintaxe da fórmula é =CONT.SE(intervalo de células; “critério ou condição”). Ela pode ser aplicada tanto em valores numéricos quanto em palavras e letras.
https://funcaoexcel.com.br/usando-as-funcoes-de-contagem/
Função CONT.SES
Essa fórmula é idêntica à anterior em estruturação e utilidade, porém é usada para casos onde você deseja criar uma seleção peneirando com mais de um critério. Como por exemplo, se você quer identificar todas as células que contém frutas e também as que estão frescas. A sintaxe seria =CONT.SES(C5:C16;”Fruta”;D5:D16;”Fresca”).
https://funcaoexcel.com.br/usando-as-funcoes-de-contagem/
Função SOMASE
Esta função, em vez de domar o número de registros que correspondem a um critério específico, soma os valores desses registros correspondentes. Com ela, é possível dizer ao Excel o que ele tem de somar, automaticamente, sempre que algum critério pré-determinado pelo usuário for identificado. A sintaxe será =SOMASE(intervalo;critérios;intervalo_soma)
https://funcaoexcel.com.br/funcoes-de-soma/
Função PROCV
Encontra um valor em uma tabela e retorna o valor da mesma linha, mas de outra coluna específica. A síntaxe é =PROCV(valor_procurado,matriz_tabela,núm_índice_coluna,[procurar_intervalo])
- valor_procurado: é o que você deseja localizar para fazer as referências posteriores.
- matriz_tabela seleção de todo o campo de dados
- num_índice é a coluna onde o Excel vai buscar a correspondência
Procurar intervalo é uma opção não obrigatória onde se for preenchido “verdadeiro”, o Excel retornará um valor aproximado, caso não ache nada exato, ou se for preenchido com “falso”, ele só retornará o valor exato. Se ficar em branco, ele entenderá como “falso” e retornará somente o que for exato à busca.
https://funcaoexcel.com.br/como-usar-procv/
Função PROCH
Faz uma busca parecida com a do PROCV, mas na horizontal. Sua sintaxe é =PROCH(valor_procurado,matriz_tabela,núm_índice_lin,[procurar_intervalo]).
https://funcaoexcel.com.br/como-usar-proch/
Função CONTAR.VAZIO
Permite que você conte dentro de um intervalo a quantidade de células que possuem valores vazios, ou seja, que estão em branco. A sintaxe da fórmula é: =CONTAR.VAZIO(Intervalo) Células com fórmulas que retornam “” (texto vazio) também são contadas. Células com valores nulos não são contadas.
https://funcaoexcel.com.br/usando-as-funcoes-de-contagem/
Função CONT.VALORES
Ao contrário da função acima, que calculava o número de células vazias (independentemente de ser número ou texto), essa daqui calcula o número de células não vazias e os valores na lista de argumentos. A sintaxe é =CONT.VALORES(valor1:valor2) onde valor1; valor2… são os intervalos que pode você pode colocar como referência.
https://funcaoexcel.com.br/usando-as-funcoes-de-contagem/
Função ARRED
Arredonda um número para um número específico de X dígitos. A sintaxe será =ARRED(número,núm_dígitos) onde “número” é o número que você deseja arredondar e “núm_dígitos” especifica o número de dígitos para o qual você deseja arredondar o número. Se núm_dígitos for definido como 0 (zero), então o número será arredondado para o inteiro mais próximo. Se núm_dígitos for menor que 0, então o número será arredondado à esquerda do ponto decimal, na proporção do número negativo (-1 arredonda o digito 1 antes da vírgula, -2 o segundo, etc.)
https://funcaoexcel.com.br/arredondando-numeros/
Função INT
Retorna a porção inteira de um número. A sintaxe é =INT(número). Se número contiver Null, Nulo será retornado. A função Int remove a parte fracionária do número e retornam o valor inteiro resultante. Se o número for negativo, a Int vai retornar o primeiro número inteiro negativo menor ou igual ao número, pois a função retorna sempre o valor para baixo, tanto se for positivo ou negativo.
Função CONCATENAR
Agrupa várias sequências de caracteres de texto em uma única sequência de caracteres de texto. A sintaxe é =CONCATENAR(texto1; texto2;…) Na função podem ser concatenados até 30 itens. Os itens de texto podem ser sequência de caracteres de texto, números ou referências de célula única. Atente para o detalhe que não funciona se você referenciar a um intervalo de células, por exemplo: B5:B8, o correto é B5;B6;B7;B8. Pode ser usado o símbolo “e comercial” (&) como o operador do cálculo. Esse método, embora não seja uma função, pode também ser usado para conseguirmos o mesmo resultado da função concatenar
Função LOCALIZAR
Retorna o número do caractere no qual uma sequência de caracteres ou de texto específica é primeiro encontrada, começando com núm_inicial. Sua sintaxe é =LOCALIZAR(“texto_procurado”, no_texto, [núm_inicial]) onde:
- texto_procurado é o texto que você deseja localizar. Sempre entre aspas, pois não é valor numérico e sim, de texto.
- no_texto é o texto no qual você deseja localizar o texto_procurado.
- núm_inicial significa o número do caractere em no_texto no qual você deseja iniciar a pesquisa. Se você quiser pesquisar desde o início, use valor 1.
Essas são as funções mais cobradas em concursos. Procure estudá-las para garantir aqueles pontinhos tão importantes na hora da prova. Se tiver ficado com alguma dúvida, deixe seu comentário!