Cursos, tutoriais e planilhas prontas

SOMARPRODUTO calculando média ponderada

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Leia também...

Como usar PROCV

Para que serve O ProcV é uma das fórmulas mais utilizadas do Excel e serve para encontrar dados em uma coluna qualquer de um determinada tabela

Continuar lendo

SOMARPRODUTO calculando média ponderada

O cálculo de média ponderada pode ser para alguns algo banal, mas é bom pretexto para se utilizar a função SOMARPRODUTO do Excel. Aqui vou mostrar o que é uma média ponderada, dando exemplo de sua aplicação, além de ensinar como usar a função SOMARPRODUTO para esse fim específico.


O que é média

Para entender o que é uma média ponderada é preciso primeiro saber como calcular a média aritmética de alguns dados.

Matematicamente um média é calculada pela soma dos dados dividido pela quantidade de dados.

Exemplo:

A média de 10, 1, 7, 5, 3 é = (10+1+7+5+3) / 5 = 5,2

Somamos todos os números (dados) e dividimos por 5 pois é a quantidade de dados que temos, desta forma obtemos a média aritmética dos dados.


Média ponderada no Excel

A média ponderada funciona me forma semelhante, porém damos alguns pesos aos dados fazendo com que eles puxem a média mais (ou menos) para seu lado.

Com preguiça de ler? Assista o vídeo! O exemplo do vídeo é diferente do mostrado aqui. Caso contrário, é só descer mais um pouco e continuar lendo.

Coloque o vídeo em tela cheia para assistir normalmente

Exemplo:

Utilizando os mesmos dados acima vamos agora dar alguns pesos para eles, conforme a tabela abaixo.

Somarproduto-0

Estaremos então dizendo que o número 3 (5º dado) terá peso de 5 na média ponderada, isso fará com que a média ponderada se aproxime mais de 3. Equivale também dizer que o número 3 irá se repetir 5 vezes no cálculo da média ponderada. O mesmo vale para os outros dados com seus respectivos pesos.

Precisamos então multiplicar cada um dos dados por seu peso e depois dividir pela quantidade de dados que possuímos, porém, desta vez não temos mais 5 dados no total, como disse antes o número 3 aparecerá 5 vezes no cálculo da média ponderada, então é como se a quantidade de dados que possuímos tivesse aumentado. Veja o cálculo abaixo.

Dados x Peso

(1 * 10) + (2 * 1) + (3 * 7) + (4 * 5) + (5 * 3) = 68

Número de dados

1 + 2 + 3 + 4 + 5 = 15

Média Ponderada

68 / 15 = 4,53


Função SOMARPRODUTO

O cálculo que vimos em Dado x Peso acima é exatamente o que a função SOMARPRODUTO faz, ou seja, soma o produto (resultado da multiplicação) dos dados.

Depois de utilizar esta função, utilizamos a função SOMA para ser usada como divisora e chegar ao resultado da média ponderada. Clique aqui para ver outras funções de soma.


A função

=SOMARPRODUTO(matriz1; [matriz2]; [matriz3]; …)

Onde:

matriz1 ► É o primeiro intervalo de dados que pretende utilizar em seu cálculo.

[matriz2] ► É o segundo intervalo de dados que pretende utilizar em seu cálculo.

[matriz3]; … ► Demais intervalos que pretende utilizar.

O que a função faz é multiplicar o primeiro dado de matriz1 com o primeiro dado de [matriz2] … fazendo o mesmo depois para o segundo dado de cada matriz e assim sucessivamente até todos os dados terminarem. Por conta disso todas as matrizes tem que ter o mesmo tamanho. Depois de fazer todas as multiplicações é feita a soma de todos eles.

Vamos para alguns exemplos dentro do Excel:

Exemplo 1:

Primeiro veja como é feito o calculo da média ponderada que fizemos acima.

Somarproduto-1

Exemplo 2:

Agora vamos criar uma situação. Na imagem abaixo estão os dados de metas e realizados de venda de uma empresa, assim como o percentual de atingimento da meta. Queremos descobrir qual foi a média ponderada do percentual de atingimento e do realizado.

Somarproduto-2

Exemplo 3:

Neste último exemplo temos o resultado de um concurso, com as possíveis notas finais e a quantidade de pessoas que tirou a nota. Queremos calcular qual foi a nota média ponderada.

Somarproduto-3


OBSERVAÇÃO

A função SOMARPRODUTO oferece uma série de outras possibilidade, como substituir a função CONT.SE ou a junção de ÍNDICE + CORRESP. Aqui apresentei apenas sua funcionalidade básica, e que pessoalmente utilizo com mais frequência.

Clique aqui para saber mais sobre a função CONT.SE.

Clique aqui para saber mais sobre as funções ÍNDICE + CORRESP.


Acompanhe o Função Excel
facebook-logo youtube-logo googleplus-logo twitter-logo

Leia também...

Congelar intervalos com $

Congelar intervalos com $ Uma das inúmeras vantagens em usar Excel ao invés de uma planilha de papel é poder escrever uma conta matemática, por

Ler »

Gerador de catálogos

Gerador de catálogos Com o Gerador de catálogos do Função Excel você poderá criar catálogos personalizados de maneira muito fácil e rápida. Os catálogos são gerados em formato

Ler »

Deixe um comentário ou uma dúvida

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Planilhas prontas

ANALISE

ANALISE é um sistema completo de análise econômico-financeira contábil e gerencial para empresas de todos os segmentos e portes que tenha uma contabilidade atualizada e fidedigna.

As análises são feitas através do correto preenchimento das informações advindas da contabilidade da sua empresa nas interfaces do sistema, basta preencher que o arquivo fará o cálculo dos principais indicadores econômicos financeiros pra você.

Tenha os números da sua empresa estruturados em telas dinâmicas de análise e potencialize o seu processo de tomada de decisões.

Saber mais »

Gerador de catálogos 2.2

Com o Gerador de catálogos do Função Excel você poderá criar catálogos personalizados de maneira muito fácil e rápida.

Os catálogos são gerados em formato PDF de forma automática, basta setar as configurações desejada e o arquivo fará tudo por você.

Gere seus catálogos e alavanque suas vendas.

Saber mais »

Composição de custos

Calcule e analise todos os custos diretos da produção de seus produtos, seja qual for o tamanho da sua empresa e seu ramo de atuação.

Gere relatórios detalhados que exibem a composição do custo de cada produto, de forma individual ou conjunta. Melhor precifique seus produtos mantendo uma margem de lucro de que você deseja.

Faça simulações com preços de insumos e veja o impacto de cada um na composição total de seu produto final.

Saber mais »

Leia também...

Faça uma doação

Nos ajude a continuar te ajudando.
Faça uma doação!

Compartilhe com o mundo

Gostou do artigo?
Não seja egoista, compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

fique SEMPRE ATUALIZADO!

Junte-se a lista de e-mails do Função Excel

Receba e-mails semanais e melhore constantemente suas habilidades com Excel

Inscreva-se