O Excel foi desenvolvido pela Microsoft na década de 80, para substituir o Multiplan, software que perdia cada vez mais mercado para o Lotus 1 2 3, da IBM. Mas não foi Bill Gates quem desenvolveu o Excel, não. Então vem a grande pergunta: afinal, quem foi o grande responsável e quando surgiu o Excel?
Responsável pelo Excel
Quem desenvolveu esse software foi Dan Bricklin. Aliás, ele também foi o chefe de operações do projeto do Excel. Ele era conhecido como o ”pai das planilhas eletrônicas”. Foi ele também quem desenvolveu – anteriormente, o VisiCalc, para a Apple. Inclusive, foi esse programa que impulsionou ainda mais a Apple na época. No começo, diferente do que se pode acreditar, o Excel foi desenvolvido para Macintosh e não para Windows. O motivo para isso é que naquela época (meados da década de 80), os computadores da Apple eram a última palavra em tecnologia. Também eram os preferidos dos desenvolvedores.
A versão do Microsoft Excel para Windows surgiu apenas em 1987. Um ano depois, em 1988, o Excel já havia conquistado seu objetivo e ultrapassado o Lotus em volume de vendas. Cinco anos mais tarde, o software estabeleceu-se como o preferido da grande maioria dos usuários do mundo todo! Também foi nesse ano que o Excel começou a incluir o Visual Basic for Applications (VBA). Trata-se de uma linguagem de programação baseada no Visual Basic, definida pelo usuário por meio de macros.
Responsável por mudanças
O grande diferencial do Excel em relação à outros programas de sua categoria – tanto na época como ainda é hoje, é a flexibilidade apresentada pela formatação gráfica dos dados. Até a décima primeira versão (2007), o formato mudou e passou a ser .xlsx. Mas de lá para cá, o Excel passou por diversas mudanças!
Atualmente, saber trabalhar com Excel, de preferência de maneira mais aprofundada, é um grande diferencial na busca por uma boa vaga de emprego. Também pode ser determinante para qualquer profissional ganhar maior destaque no mercado de trabalho. Se você quer aprender mais sobre o Excel, suas funções, fórmulas, gráficos e muito mais, acompanhe os conteúdos aqui do blog! Nós te ensinamos tudo o que você precisa saber para se tornar um especialista em Excel!