Esta não é a primeira vez, e certamente não será a última que falamos da função SOMARPRODUTO aqui no site e nos nossos vídeos no YouTube. Isso não acontece com qualquer função, já que a maioria tem uma certa limitação de formas de serem usadas, não é bem o caso da SOMARPRODUTO.
Já vimos ela ser utilizada para calcular média ponderada, para fazer um “PROCV” com múltiplos critérios, e substituindo o PROCV e a união de ÍNDICE + CORRESP para busca de dados. Agora veremos a como fazer cálculo exponencial com SOMARPRODUTO.
Exponenciação no Excel
A função padrão para cálculo exponencial no Excel não é a SOMARPRODUTO, mas sim a função POTÊNCIA, o que como sabemos significa o mesmo que exponencial.
Essa função, POTÊNCIA, funciona bem, mas é limitada a um número por vez, isso é, você só pode pegar um valor eleva-lo a potência de um outro valor, e sinceramente, até o momento de escrever esse artigo, eu particularmente nunca havia utilizado essa função, pois é simplesmente mais fácil só usar o símbolo matemático de potência dentro do Excel para obter o mesmo resultado, digitando menos. Vejamos um exemplo.
Digamos que queremos elevar 2 a potência de 3, utilizando a função POTÊNCIA, que tem os seguintes argumentos, POTÊNCIA(núm; potência) a nossa função ficaria:
POTÊNCIA(2; 3) = 8
Convenhamos, é muito mais rápido, e fácil usar apenas:
2^3 = 8
O sinal do acento circunflexo resolve o problema muito mais rápido.
Quando usar SOMARPRODUTO faz sentido
Como vimos, caso tenhamos uma série de dados que precisem ser elevados a uma mesma potência, ou a potências diferentes, teríamos que usar colunas auxiliares, fazer o cálculo para cada número individualmente e depois somar tudo.
É aqui que SOMARPRODUTO entra, a base dessa função, como seu nome já diz, é somar o produto (resultado) de uma série de multiplicações, tudo isso numa só função, pequena, porém robusta, e é claro, tudo em uma única célula. Esta função, multiplica e soma, uma série de valores uns com os outros.
Vídeo explicativo
O vídeo abaixo mostra todo o uso da SOMARPRODUTO para cálculo de exponencial, tanto o texto quanto o vídeo te darão o conhecimento necessário para usar a função desse modo.
Coloque o vídeo em tela cheia para assistir normalmente
Exemplos práticos
Vamos fazer uma série de exemplo de exponenciação conjunta e para todos eles utilizaremos a mesma base de dados exibida na imagem abaixo.
Tenha em mente também que, todas as nossas contas não queremos apenas elevar um valores a um potência específica, mas somar o resultado de todas elas.
Elevando tudo a uma mesma potência
Para elevar todos os valores a potência de 2 podemos criar uma coluna auxiliar (Coluna C da imagem) e elevar cada um dos números, por fim, utilizando a função SOMA obtemos a soma do produto das exponenciações (célula B9).
A coluna D mostra quais as fórmulas usadas na coluna C. E a célula F5 mostra qual a fórmula usada na célula F3, onde temos a SOMARPRODUTO.
Fórmula utilizada: SOMARPRODUTO(B3:B8^2)
Elevando cada valor a uma potência diferente
Aqui não teremos escapatória, somos obrigados a criar ao menos uma coluna auxiliar, onde colocaremos qual é o número da potência, mas ainda assim, economizaremos em relação a fazer tudo manual.
Mais uma vez, a imagem abaixo mostra a diferença de fazer isso manualmente e com a SOMARPRODUTO.
A coluna E mostra as fórmulas utilizadas na coluna D, a célula G5 mostra a fórmula da célula G3, e a coluna C é a potência a que cada número da coluna B é elevado.
Fórmula utilizada: SOMARPRODUTO(B3:B8^C3:C8)
Elevando cada um a uma potência, depois multiplicando por um outro número e então somando tudo
Vamos adicionar mais uma camada de cálculo agora, após já termos o resultado da exponenciação, iremos multiplicar este produto por um outra valor, e só então somar o resultado de tudo.
As três primeiras colunas não apresentam cálculo nenhum, a coluna F mostra as fórmulas da coluna E, a célula H5 mostra a fórmula da célula H3.
Fórmula utilizada: SOMARPRODUTO(B3:B8^C3:C8;D3:D8)