Cursos, tutoriais e planilhas prontas

Exponencial com SOMARPRODUTO

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Leia também...

Esta não é a primeira vez, e certamente não será a última que falamos da função SOMARPRODUTO aqui no site e nos nossos vídeos no YouTube. Isso não acontece com qualquer função, já que a maioria tem uma certa limitação de formas de serem usadas, não é bem o caso da SOMARPRODUTO.

Já vimos ela ser utilizada para calcular média ponderada, para fazer um “PROCV” com múltiplos critérios, e substituindo o PROCV e a união de ÍNDICE + CORRESP para busca de dados. Agora veremos a como fazer cálculo exponencial com SOMARPRODUTO.

Exponenciação no Excel

A função padrão para cálculo exponencial no Excel não é a SOMARPRODUTO, mas sim a função POTÊNCIA, o que como sabemos significa o mesmo que exponencial.

Essa função, POTÊNCIA, funciona bem, mas é limitada a um número por vez, isso é, você só pode pegar um valor eleva-lo a potência de um outro valor, e sinceramente, até o momento de escrever esse artigo, eu particularmente nunca havia utilizado essa função, pois é simplesmente mais fácil só usar o símbolo matemático de potência dentro do Excel para obter o mesmo resultado, digitando menos. Vejamos um exemplo.

Digamos que queremos elevar 2 a potência de 3, utilizando a função POTÊNCIA, que tem os seguintes argumentos, POTÊNCIA(núm; potência) a nossa função ficaria:

POTÊNCIA(2; 3) = 8

Convenhamos, é muito mais rápido, e fácil usar apenas:

2^3 = 8

O sinal do acento circunflexo resolve o problema muito mais rápido.

Quando usar SOMARPRODUTO faz sentido

Como vimos, caso tenhamos uma série de dados que precisem ser elevados a uma mesma potência, ou a potências diferentes, teríamos que usar colunas auxiliares, fazer o cálculo para cada número individualmente e depois somar tudo.

É aqui que SOMARPRODUTO entra, a base dessa função, como seu nome já diz, é somar o produto (resultado) de uma série de multiplicações, tudo isso numa só função, pequena, porém robusta, e é claro, tudo em uma única célula. Esta função, multiplica e soma, uma série de valores uns com os outros.

Vídeo explicativo

O vídeo abaixo mostra todo o uso da SOMARPRODUTO para cálculo de exponencial, tanto o texto quanto o vídeo te darão o conhecimento necessário para usar a função desse modo.

Coloque o vídeo em tela cheia para assistir normalmente

Exemplos práticos

Vamos fazer uma série de exemplo de exponenciação conjunta e para todos eles utilizaremos a mesma base de dados exibida na imagem abaixo.

Tenha em mente também que, todas as nossas contas não queremos apenas elevar um valores a um potência específica, mas somar o resultado de todas elas.

Elevando tudo a uma mesma potência

Para elevar todos os valores a potência de 2 podemos criar uma coluna auxiliar (Coluna C da imagem) e elevar cada um dos números, por fim, utilizando a função SOMA obtemos a soma do produto das exponenciações (célula B9).

A coluna D mostra quais as fórmulas usadas na coluna C. E a célula F5 mostra qual a fórmula usada na célula F3, onde temos a SOMARPRODUTO.

Fórmula utilizada: SOMARPRODUTO(B3:B8^2)

Elevando cada valor a uma potência diferente

Aqui não teremos escapatória, somos obrigados a criar ao menos uma coluna auxiliar, onde colocaremos qual é o número da potência, mas ainda assim, economizaremos em relação a fazer tudo manual.

Mais uma vez, a imagem abaixo mostra a diferença de fazer isso manualmente e com a SOMARPRODUTO.

A coluna E mostra as fórmulas utilizadas na coluna D, a célula G5 mostra a fórmula da célula G3, e a coluna C é a potência a que cada número da coluna B é elevado.

Fórmula utilizada: SOMARPRODUTO(B3:B8^C3:C8)

Elevando cada um a uma potência, depois multiplicando por um outro número e então somando tudo

Vamos adicionar mais uma camada de cálculo agora, após já termos o resultado da exponenciação, iremos multiplicar este produto por um outra valor, e só então somar o resultado de tudo.

As três primeiras colunas não apresentam cálculo nenhum, a coluna F mostra as fórmulas da coluna E, a célula H5 mostra a fórmula da célula H3.

Fórmula utilizada: SOMARPRODUTO(B3:B8^C3:C8;D3:D8)

Função Matricial

Função Matricial Se você já possui alguma prática com o Excel é provável que já tenha ouvido falar em algum momento de função ou fórmula

Ler »

Como usar a função DESLOC

A função DESLOC no Excel serve para podermos deslocar uma referência, não movendo uma célula para outra célula, mas mudando a referência que fazemos a

Ler »

Colchetes no Excel

Acredito que não seja novidade para ninguém que as funções do Excel estão sempre envoltas em parênteses (se isso foi uma novidade para você, sugiro

Ler »

Deixe um comentário ou uma dúvida

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Planilhas prontas

Bolão da Copa do Mundo FIFA 2018

Com o Bolão da Copa do Mundo FIFA 2018 do Função Excel, você terá um planilha super confiável, segura, fácil de mexer e de visual super profissional para controlar o bolão com seus amigos, familiares e principalmente, os colegas de trabalho.

Saber mais »

Leia também...

Logo - Ícone

COMPARTILHE COM O MUNDO

Gostou do artigo? Não seja egoísta, compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp