Congelar intervalos com $
Uma das inúmeras vantagens em usar Excel ao invés de uma planilha de papel é poder escrever uma conta matemática, por exemplo, que queremos fazer com uma variedade de valores apenas uma vez e depois simplesmente arrastar ou copiar a célula onde escrevemos tal fórmula e tudo fica pronto.
For an english version of this post, click here.
Se você já tentou fazer isso deve ter reparado que nem sempre funciona como esperamos, pois queremos que uma ou algumas das células que fazem parte da fórmula sejam fixas e assim que copiamos ou arrastamos a fórmula ela mexe todas suas referências.
É pra isso que existe o sinal de $ no Excel.
Se estiver com preguiça de ler, o vídeo abaixo explica tudo, caso contrário, é só descer mais um pouco. (O exemplo do vídeo é diferente do utilizado no texto, particularmente prefiro o vídeo).
Coloque o vídeo em tela cheia para assistir normalmente
Decidiu continuar lendo?! Então vamos lá! (No final ensino um atalho no teclado).
Veja um exemplo
Na tabela abaixo existe uma lista de sabores de sucos que são vendidos por uma empresa e a quantidade vendida de cada um no último mês.
Na terceira coluna quero calcular quanto a venda de cada um dos sabores representa do total. Tenho somente que dividir a venda de cada sabor pela venda total geral.
Na célula D3 escrevi a fórmula que preciso que é:
=C3/C16
Ou seja, a célula D3 irá mostrar o resultado da divisão do valor que está na célula C3 pelo valor que está na célula C16.
Agora veja o que acontece quando arrasto ou copio esta fórmula para todas os outros sabores.
A formula continua pegando corretamente a célula que contém o valor vendido de cada sabor individual, porém também desce uma célula na linha onde está o total da venda.
Uma forma de arrumar isso seria ir ajustando as fórmulas uma a uma, mas imagine se tivéssemos uma tabela muito grande, isso seria inviável.
Para resolver usamos o $
O sinal $ serve para congelar linhas ou colunas nas fórmulas e funções do Excel.
Quando fazemos referência a uma célula podemos fazer de 4 maneiras diferentes:
=C3 ► Referência relativa, ao arrastar ou copiar a fórmula em linhas e em colunas tanto a linha de referência quanto a coluna de referência irão mudar.
Exemplo: Se escrevermos =C3 na célula A1 e depois copiar para a célula B2 teremos =D4. Como de A1 para B2 andamos 1 linha e 1 coluna a fórmula também andou 1 linha e 1 coluna, na mesma direção.
=$C3 ► Referência de coluna absoluta e linha relativa, ao arrastar ou copiar a fórmula em linhas e em colunas a referência à coluna não mudará, mas à linha sim.
Exemplo: Se escrevermos =$C3 na célula A1 e depois copiar para célula B2 teremos =$C4. De A1 para B2 andamos 1 linha e 1 coluna, porém, a fórmula andou apenas em 1 linha enquanto a coluna permaneceu fixa.
=C$3 ► Referência de coluna relativa e linha absoluta, ao arrastar ou copiar a fórmula em linhas e em colunas a referência à linha não mudará, mas à coluna sim.
Exemplo: Se escrevermos =C$3 na célula A1 e depois copiar para célula B2 teremos =D$3. De A1 para B2 andamos 1 linha e 1 coluna, porém, a fórmula andou apenas em 1 coluna enquanto a linha permaneceu fixa.
=$C$3 ► Referência de coluna e linha absoluta, ao arrastar ou copiar a fórmula em linhas e em colunas nada é alterado.
Exemplo: Se escrevermos =$C$3 na célula A1 e depois copiar para célula B2 teremos =$C$3. De A1 para B2 andamos 1 linha e 1 coluna, porém, a fórmula permaneceu inalterada.
Voltando ao nosso exemplo dos sucos
Preciso manter a linha absoluta para o divisor, já que pretendo arrastar a fórmula para baixo e não quero que a linha da referência mude.
Posso utilizar tanto $C$16 como C$16 pois não pretendo mudar a coluna, já que vou arrastar a fórmula na mesma coluna apenas.
Veja como fica.
Colocar o sinal $ na frente da coluna ou linha de uma referência pode ser um pouco chato ou demorado as vezes. Para colocar e remover mais facilmente existe um atalho, basta deixar o cursor (barrinha que fica piscando quando estamos escrevendo no computador) em cima da referência que você escreveu em uma fórmula e apertar a tecla F4.
Por exemplo: Se você escrever =C3 e então apertar F4 automaticamente aparecerá escrito =$C$3. Aperte novamente o F4 e ficará =C$3, aperte F4 mais uma vez e ficará =$C3 e se apertar por uma última vez voltará a ser =C3.
Esta configuração de referência absoluta ou relativa é valida para qualquer função ou fórmula do Excel, Sem exceções.
Pingback: Lock cells in formula • Function Excel
Muito obrigada! Ajudou muito!
Muito obrigadoooo!!!
Obrigado !
Tenho um caso onde, ao arrastar a fórmula para o lado, a linha permanece a mesma e a coluna muda. Mas o que eu quero é que a linha mude e a coluna permaneça a mesma, então, se eu travar a coluna, de nada adianta, pois é a linha que precisa mudar. Como resolvo isso?
Minha dúvida é a mesma do Luiz acima, mas não ocorreu a resposta.
Agradeço se puder responder.
Abs
Sérgio