Dois sinais de negativo, pra quê?

A ideia de usar dois sinais de negativo (menos) juntos em uma fórmula de Excel pode parecer estranho para muitos. No entanto, isso oferece algumas opções bastante interessantes e poderosas.

Como todos sabem, um único sinal de menos em uma fórmula faz com que o Excel mude o sinal do resultado, por exemplo, de positivo para negativo.

Usando dois sinais negativos numa fórmula no Excel faz com que a fórmula transforme um resultado VERDADEIRO para o número 1 e um resultado de FALSO para o número 0. Utilizar dois sinais de subtração em uma fórmula não tem nenhuma efeito sobre qualquer resultado diferente de VERDADEIRO e FALSO.

A imagem abaixo mostra alguns exemplo bem simples.

A célula C3 contém a fórmula apresentada na célula B3, =(7>4), e como esta condição é verdadeira, o resultado da fórmula é VERDADEIRO, como representado na célula C3. No entanto, a fórmula na célula C4 que é mostrado na célula B4, =–(7>4). Embora a condição ainda seja verdadeira, o resultado da fórmula que aparecem na célula C4 é 1, devido à presença dos dois sinais negativos. A mesma lógica acompanha as demais células e fórmulas.

Exemplo disso na prática você pode conferir no seguinte artigo: Primeira e última célula preenchida


Acompanhe o Função Excel
   

Marcações:

Deixe um comentário ou uma dúvida Cancelar resposta