As hashtags estão em tudo que é lugar, começou no Twitter e se espalhou chegando até no Excel. Sim, é verdade, e se você é assinante do pacote Office 365 da Microsoft, que te dá acesso a atualização constante das ferramentas do pacote Office, você já pode utilizar hashtags em suas fórmulas e facilitar sua vida.
Para que serve a hashtag nas fórmulas do Excel
As hashtags no Excel farão com que uma fórmula referência uma série de outras células ao mesmo tempo, sem a necessidade de dizer quais células são essas, desde que, essas células estejam dentro do resultado de uma função que despeje seus resultados em mais de uma célula.
Confuso, né? Calma, é muito mais fácil entender como funciona olhando na prática do que explicando com texto somente. Mas primeiro, o que é uma função que despeja seus resultados em mais de uma célula?
Funções que despejam seus resultados em várias células
Este também é um recurso disponível para os assinantes do pacote Office 365, algumas das funções que apresentam essa característica são: FILTRO, ÚNICO e CLASSIFICAR.
Outra forma é simplesmente fazer uma fórmula que se referencie a mais de uma célula, por exemplo:
Se inserirmos a fórmula =A1:A10 na célula C1, o resultado não ficará contigo apenas na célula C1, mas será despejado de C1 até C10.
Note o exemplo na imagem abaixo. A fórmula em C1 é =A1:A10 mas o resultado não fica contido em C1 apenas. Além disso, note que ao selecionar qualquer célula no intervalo de resultado, neste caso, C1:C10 um quadro azul envolve o intervalo, indicando que ali existe uma fórmula ou função que despeja seus resultados, mesmo que a fórmula esteja somente na célula C1.
Isso é tão verdade que se tentarmos escrever algo ou inserir qualquer outra fórmula no meio deste intervalo, obteremos um erro #DESPEJAR! na fórmula em C1, que não consegue despejar seu resultado em outras células por ter sido bloqueado pelo conteúdo inserido.
A imagem abaixo mostra um exemplo disso, onde na célula C5 foi inserido um texto que bloqueia o resultado da fórmula da célula C1.
Note ainda que a linha azul que envolve a área do resultado continua lá, porém agora ficou pontilhada, já nos dando uma ideia de qual e a área que deve ficar em branco, para que a fórmula em C1 possa funcionar normalmente.
Com preguiça de ler, ou dificuldade de entender? Assista ao vídeo
Como não usar hashtag no Excel
Como vimos acima, uma simples fórmula do tipo =A1# não funcionará caso na célula A1 não exista uma fórmula que despeje seus resultados em mais de uma célula, caso isso seja feito, um erro #REF! será o resultado.
Como usar hashtag no Excel
O requisito mínimo você já sabe, uma função cujo resultado seja despejado em mais de uma célula. Vamos seguir com o exemplo simples que começamos anteriormente. Agora que já temos uma fórmula em C1 que despeja seus resultados no intervalo C1:C10, podemos em E1 colocar a seguinte fórmula: =C1#
Veja na imagem que o resultado é automaticamente despejado no intervalo E1:E10.
Qual a vantagem de usar hashtag no Excel
Para o exemplo básico que estamos utilizando, a vantagem seria uma só, qualquer mudança que ocorrer no resultado da função de C1, aumentar ou diminuiu o número de itens, afetará diretamente o resultado em E1.
Mas vamos para um exemplo mais complexo, digamos que agora nós temos uma tabela de dados, com o nome dos fornecedores. Não, não é a mesma coisa que o exemplo anterior, dessa vez temos de fato uma tabela, e não apenas células preenchidas. Além disso, os fornecedores se repetem nesta tabela. O nome dessa tabela é Tabela1 e o nome da sua única coluna é Fornecedor.
Assim, em C1, inserimos a fórmula: =ÚNICO(Tabela1[Fornecedor])
Que é muito mais fácil fazer pelo teclado ou mouse do que digitar, mas o resultado é esse aí mesmo.
Esta fórmula retorna somente valores únicos da nossa tabela, isso é, remove os duplicados e note que não estamos mais nos referenciando a células, como no exemplo anterior, mas ao nome da coluna da tabela, ou seja, não importa quanto essa coluna cresça ou diminua, nossa função em C1 sempre buscará a coluna inteira, com todos os seus dados.
A imagem abaixo foi cortada para não ficar muito grande, é só para ilustrar o que foi dito no parágrafo anterior.
Agora, digamos que queremos, na coluna D, apenas as 3 letras iniciais de cada um dos fornecedores. Para isso utilizaremos a função ESQUERDA fazendo referência a coluna C, mas ao invés de termos que nos preocupar até que linha devemos levar essa fórmula, deixaremos que o hashtag faça isso por nós.
Assim, em E1, inserimos: =ESQUERDA(C1#;3)
Na imagem podemos ver que a fórmula de E1 também despeja seus resultados, por toda a extensão necessária para cobrir a área ocupada pela fórmula em C1. Podemos ver isso pelo quadro azul que envolve a área.
Desta forma, qualquer mudança na tabela de dados acarretará uma mudança no resultado da fórmula de C1 que por sua vez, mudará o resultado da fórmula de E1. E esta é a grande vantagem em usar hashtag no Excel.