Pular para o conteúdo

Como consertar o erro #NÚM!

O erro #NÚM! ocorre nas fórmulas do Excel quando um cálculo não pode ser realizado. Por exemplo, se você tentar calcular a raiz quadrada de um número negativo, você verá o #NÚM!. Em geral, corrigir o erro #NÚM! é uma questão de ajustar os valores de entradas nas fórmula para tornar um cálculo possível novamente. Já falamos sobre alguns dos erros do Excel neste outro post aqui.

Quando o erro acontece?

Os exemplos abaixo mostram fórmulas que retornam o erro #NÚM!.

Número muito grande ou muito pequeno

O Excel tem limites para os menores e maiores números que você pode usar. Se você tentar trabalhar com números fora deste intervalo, você receberá o erro #NÚM!. Por exemplo, elevar 5 para a potência de 500 está fora do alcance permitido:

=5^500

Cálculo impossível

O #NÚM! erro também pode aparecer quando um cálculo não pode ser realizado. Por exemplo, a tela abaixo mostra como usar a função RAIZ para calcular a raiz quadrada de um número. A fórmula em C5, é:

=RAIZ(B5)

Na cela C5, a fórmula retorna #NÚM!, já que o cálculo não pode ser realizado. Se você precisar obter a raiz quadrada de um valor negativo (tratando o valor como positivo) você pode embrulhar o número na função ABS para obter primeiro o valor absoluto, assim:

=RAIZ(ABS(B5))

Você também pode usar a função SEERRO para retornar vazio (“”) ou uma mensagem personalizada ao invés do erro #NÚM!. Assim:

=SEERRO(RAIZ(B5);"Cálculo impossível")

Argumento de função incorreto

Às vezes você vai ver o #NÚM! erro se você fornecer uma entrada inválida para um argumento de função. Por exemplo, a função DATADIF retorna a diferença entre duas datas em várias unidades. São precisos três argumentos, assim:

=DATADIF(data_início, data_fim, unidade)

Desde que as entradas sejam válidas, o DATADIF retorna a diferença de tempo entre as datas na unidade especificada. No entanto, se a data de início for maior do que a data de término, o DATADIF retorna o erro #NÚM!.

Fórmula de iteração não pode encontrar resultado

Algumas funções do Excel como TIR, TAXA e XTIR, dependem da iteração para encontrar um resultado. Por razões de desempenho, o Excel limita o número de iterações permitidas. Se nenhum resultado for encontrado antes que esse limite seja atingido, a fórmula retorna #NÚM! erro. O comportamento de iteração pode ser ajustado em: Opções > Fórmulas > Cálculo.

Marcações:

Deixe um comentário ou uma dúvida