Cursos, tutoriais e planilhas prontas

Como consertar o erro #NÚM!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Leia também...

Gerador de catálogos

Gerador de catálogos Com o Gerador de catálogos do Função Excel você poderá criar catálogos personalizados de maneira muito fácil e rápida. Os catálogos são gerados em formato

Continuar lendo

O erro #NÚM! ocorre nas fórmulas do Excel quando um cálculo não pode ser realizado. Por exemplo, se você tentar calcular a raiz quadrada de um número negativo, você verá o #NÚM!. Em geral, corrigir o erro #NÚM! é uma questão de ajustar os valores de entradas nas fórmula para tornar um cálculo possível novamente. Já falamos sobre alguns dos erros do Excel neste outro post aqui.

Quando o erro acontece?

Os exemplos abaixo mostram fórmulas que retornam o erro #NÚM!.

Número muito grande ou muito pequeno

O Excel tem limites para os menores e maiores números que você pode usar. Se você tentar trabalhar com números fora deste intervalo, você receberá o erro #NÚM!. Por exemplo, elevar 5 para a potência de 500 está fora do alcance permitido:

=5^500

Cálculo impossível

O #NÚM! erro também pode aparecer quando um cálculo não pode ser realizado. Por exemplo, a tela abaixo mostra como usar a função RAIZ para calcular a raiz quadrada de um número. A fórmula em C5, é:

=RAIZ(B5)

Na cela C5, a fórmula retorna #NÚM!, já que o cálculo não pode ser realizado. Se você precisar obter a raiz quadrada de um valor negativo (tratando o valor como positivo) você pode embrulhar o número na função ABS para obter primeiro o valor absoluto, assim:

=RAIZ(ABS(B5))

Você também pode usar a função SEERRO para retornar vazio (“”) ou uma mensagem personalizada ao invés do erro #NÚM!. Assim:

=SEERRO(RAIZ(B5);"Cálculo impossível")

Argumento de função incorreto

Às vezes você vai ver o #NÚM! erro se você fornecer uma entrada inválida para um argumento de função. Por exemplo, a função DATADIF retorna a diferença entre duas datas em várias unidades. São precisos três argumentos, assim:

=DATADIF(data_início, data_fim, unidade)

Desde que as entradas sejam válidas, o DATADIF retorna a diferença de tempo entre as datas na unidade especificada. No entanto, se a data de início for maior do que a data de término, o DATADIF retorna o erro #NÚM!.

Fórmula de iteração não pode encontrar resultado

Algumas funções do Excel como TIR, TAXA e XTIR, dependem da iteração para encontrar um resultado. Por razões de desempenho, o Excel limita o número de iterações permitidas. Se nenhum resultado for encontrado antes que esse limite seja atingido, a fórmula retorna #NÚM! erro. O comportamento de iteração pode ser ajustado em: Opções > Fórmulas > Cálculo.

Leia também...

Crie seu primeiro gráfico

Crie seu primeiro gráfico Utilizar a visualização gráfica de dados é uma forma atraente e prática de se enxergar algo. E fazer um gráfico utilizando

Ler »

Máximo/Mínimo e Maior/Menor

Máximo/Mínimo e Maior/Menor Em alguns casos o Excel possui funções que servem para praticamente a mesma coisa, mas e que diferem somente na forma de escrever

Ler »

Deixe um comentário ou uma dúvida

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Planilhas prontas

Planilha de Controle Uber, Cabify & 99 Pop

Com a Planilha de Controle Uber, Cabify & 99 Pop você terá total controle de seus ganhos e gastos como motorista, sabendo de onde vem e para onde vai seu dinheiro.
Com esta planilha você terá em detalhes todo o fluxo de dinheiro que envolve seu trabalho como motorista, e poderá controlar melhor sua renda.

Saber mais »

Gerador de Catálogos 3.1

Com o Gerador de catálogos do Função Excel você poderá criar catálogos personalizados de maneira muito fácil e rápida.

Os catálogos são gerados em formato PDF de forma automática, basta setar as configurações desejada e o arquivo fará tudo por você.

O catálogo é completamente customizável, cores, textos, imagens, fontes, tamanho e posicionamentos.

Gere seus catálogos e alavanque suas vendas.

Saber mais »

Composição de custos

Calcule e analise todos os custos diretos da produção de seus produtos, seja qual for o tamanho da sua empresa e seu ramo de atuação.

Gere relatórios detalhados que exibem a composição do custo de cada produto, de forma individual ou conjunta. Melhor precifique seus produtos mantendo uma margem de lucro de que você deseja.

Faça simulações com preços de insumos e veja o impacto de cada um na composição total de seu produto final.

Saber mais »

Ajude o Função Excel a continuar te ajudando, faça um PIX!

Leia também...

Faça uma doação

Nos ajude a continuar te ajudando.
Faça uma doação!

Compartilhe com o mundo

Gostou do artigo?
Não seja egoista, compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

fique SEMPRE ATUALIZADO!

Junte-se a lista de e-mails do Função Excel

Receba e-mails semanais e melhore constantemente suas habilidades com Excel

Inscreva-se