Gráfico de Termômetro
O gráfico de termômetro é bastante atrativos, visualmente falando, e muito fácil de ser entender, além de ser muito versátil dentro do Excel, podemos usá-lo para medir dados de temperatura (obviamente), atingimento de metas, satisfação de clientes, resultado de pesquisas… enfim, praticamente qualquer coisa. Então veja como fazer. (Clique aqui e veja outro gráfico super interessante que fiz na Páscoa deste ano.)
Ferramentas necessárias
Para fazer um gráfico de termômetro você vai precisar de:
- Um gráfico de barras.
- Um círculo colorido.
- Um dado que tenha um limite máximo e mínimo bem definido (de 0% a 100% por exemplo).
Montando o termômetro
Passo 1
O primeiro passo é ter um dado (e apenas um) que tenha seu limite mínimo e máximo bem definidos. Uma ideia é transformar um dado normal em percentual, que varie de 0% a 100%.
Passo 2
Selecione o dado escolhido e insira um gráfico de barras normal.
Passo 3
Selecione o gráfico recém criado e clique com o botão direito sobre o eixo vertical. Em seguida vá na opção Formatar eixo.
Serão exibidas as Opções de Eixo na parte direita da tela. Na primeira opção, onde diz Mínimo, insira o valor mínimo que o seu dado possui. E na segunda opção, onde diz Máximo, insira o valor máximo de seu dado.
Feito isso você pode fechar as Opções de Eixo.
Passo 4
Selecione o gráfico e remova todos os Elementos do Gráfico. Talvez depois você decida deixar alguns deles, mas por enquanto vamos remover todos.
Passo 5
Selecione o gráfico, vá na aba formatar no menu principal do Excel e em Contorno da forma, escolha a opção sem contorno.
Passo 6
Redimensione o gráfico, deixando-o mais fino, mais parecido com um termômetro.
Passo 7
Insira uma forma de círculo na base do gráfico e utilize nela as mesmas cores que você deixou no gráfico, para parecer ser uma coisa só.
Selecione o círculo e faça para ele o mesmo que fez para o gráfico no passo 5.
Pronto! Agora você já tem um termômetro no Excel.
Sempre que o dado mudar o termômetro mudará junto. Uma ideia boa é alterar as cores do termômetro deixando-o vermelho, para parecer mais com um termômetro tradicional. Outra ideia é deixar o eixo vertical de dados visível, para saber qual “temperatura” o termômetro está marcando.
Tente criar seu próprio termômetro e vá brincando com as cores e demais formatações visuais. Veja abaixo um que fiz.