SOMARPRODUTO calculando média ponderada
O cálculo de média ponderada pode ser para alguns algo banal, mas é bom pretexto para se utilizar a função SOMARPRODUTO do Excel. Aqui vou mostrar o que é uma média ponderada, dando exemplo de sua aplicação, além de ensinar como usar a função SOMARPRODUTO para esse fim específico.
O que é média
Para entender o que é uma média ponderada é preciso primeiro saber como calcular a média aritmética de alguns dados.
Matematicamente um média é calculada pela soma dos dados dividido pela quantidade de dados.
Exemplo:
A média de 10, 1, 7, 5, 3 é = (10+1+7+5+3) / 5 = 5,2
Somamos todos os números (dados) e dividimos por 5 pois é a quantidade de dados que temos, desta forma obtemos a média aritmética dos dados.
Média ponderada no Excel
A média ponderada funciona me forma semelhante, porém damos alguns pesos aos dados fazendo com que eles puxem a média mais (ou menos) para seu lado.
Com preguiça de ler? Assista o vídeo! O exemplo do vídeo é diferente do mostrado aqui. Caso contrário, é só descer mais um pouco e continuar lendo.
Coloque o vídeo em tela cheia para assistir normalmente
Exemplo:
Utilizando os mesmos dados acima vamos agora dar alguns pesos para eles, conforme a tabela abaixo.
Estaremos então dizendo que o número 3 (5º dado) terá peso de 5 na média ponderada, isso fará com que a média ponderada se aproxime mais de 3. Equivale também dizer que o número 3 irá se repetir 5 vezes no cálculo da média ponderada. O mesmo vale para os outros dados com seus respectivos pesos.
Precisamos então multiplicar cada um dos dados por seu peso e depois dividir pela quantidade de dados que possuímos, porém, desta vez não temos mais 5 dados no total, como disse antes o número 3 aparecerá 5 vezes no cálculo da média ponderada, então é como se a quantidade de dados que possuímos tivesse aumentado. Veja o cálculo abaixo.
Dados x Peso
(1 * 10) + (2 * 1) + (3 * 7) + (4 * 5) + (5 * 3) = 68
Número de dados
1 + 2 + 3 + 4 + 5 = 15
Média Ponderada
68 / 15 = 4,53
Função SOMARPRODUTO
O cálculo que vimos em Dado x Peso acima é exatamente o que a função SOMARPRODUTO faz, ou seja, soma o produto (resultado da multiplicação) dos dados.
Depois de utilizar esta função, utilizamos a função SOMA para ser usada como divisora e chegar ao resultado da média ponderada. Clique aqui para ver outras funções de soma.
A função
=SOMARPRODUTO(matriz1; [matriz2]; [matriz3]; …)
Onde:
matriz1 ► É o primeiro intervalo de dados que pretende utilizar em seu cálculo.
[matriz2] ► É o segundo intervalo de dados que pretende utilizar em seu cálculo.
[matriz3]; … ► Demais intervalos que pretende utilizar.
O que a função faz é multiplicar o primeiro dado de matriz1 com o primeiro dado de [matriz2] … fazendo o mesmo depois para o segundo dado de cada matriz e assim sucessivamente até todos os dados terminarem. Por conta disso todas as matrizes tem que ter o mesmo tamanho. Depois de fazer todas as multiplicações é feita a soma de todos eles.
Vamos para alguns exemplos dentro do Excel:
Exemplo 1:
Primeiro veja como é feito o calculo da média ponderada que fizemos acima.
Exemplo 2:
Agora vamos criar uma situação. Na imagem abaixo estão os dados de metas e realizados de venda de uma empresa, assim como o percentual de atingimento da meta. Queremos descobrir qual foi a média ponderada do percentual de atingimento e do realizado.
Exemplo 3:
Neste último exemplo temos o resultado de um concurso, com as possíveis notas finais e a quantidade de pessoas que tirou a nota. Queremos calcular qual foi a nota média ponderada.
OBSERVAÇÃO
A função SOMARPRODUTO oferece uma série de outras possibilidade, como substituir a função CONT.SE ou a junção de ÍNDICE + CORRESP. Aqui apresentei apenas sua funcionalidade básica, e que pessoalmente utilizo com mais frequência.
Clique aqui para saber mais sobre a função CONT.SE.
Clique aqui para saber mais sobre as funções ÍNDICE + CORRESP.
Pingback: Como calcular média ponderada no Excel [Funções e Fórmulas #4] – Como Fazer no Word