Pular para o conteúdo

Receita de gráfico de Páscoa

Receita de gráfico de Páscoa

Já que estamos nesse clima de Páscoa pensei em fazer algo que remetesse a esta data e seus símbolos, os ovos de chocolate e o coelhinho.

O que irei mostrar é como elaborar um gráfico de colunas em que conforme as barras crescem a imagem do coelhinho (ou qualquer outra que desejar) é revelada.


Ingredientes

Vamos aos ingredientes necessários para esta receita de Páscoa:

  1. Uma imagem de coelhinho.
  2. Alguns dados que possuam um limite superior e inferior fixo, por exemplo. O ideal é usar com percentuais pois é comum que os dados deste tipo fiquem no intervalo de 0% a 100%.
  3. Ter o conhecimento necessário para fazer um gráfico de barras (você pode aprender clicando aqui, é bastante simples).
  4. Um chocolate pra repor as energias, por que ninguém é de ferro.

Modo de preparo

1º Passo – Montar a base de dados

Primeiro você terá de organizar seus dados em alguma coluna (ou linha) e em uma coluna (ou linha) adjacente você deverá inserir uma conta matemática simples, que será o limite superior de seus dados menos o número da primeira coluna.

Explicando melhor. Se no intervalo de A1:A20 você inserir dados que sõ podem varia de 0 a 100, no intervalo B1:B20 você deve fazer a conta 100 menos o dado da coluna A.

Vamos ao Excel ver como fiz.

Coloquei alguns número usando a função ALEATÓRIOENTRE(0,100) no intervalo de B3:B15. O que está função faz é gerar um número inteiro aleatoriamente entre os números que indiquei, assim, sei que os números deste intervalo podem varias apenas de 0 até 100. Montei isso apenas para exemplo, você pode utilizar dados reais que possua.

E no intervalo de C3:C15 usei uma fórmula matemática simples, o limite superior de meus dados, ou seja 100, menos o número que a função ALEATÓRIOENTRE gerou pra mim.

2º Passo – Montar o gráfico

Agora que já temos nossos dados precisamos montar o gráfico de barras.

Selecione todos os dados, e insira um gráfico de Colunas Empilhadas.

Com isso já possuímos todo o necessário montado. Agora só temos que editar o gráfico para chegar ao resultado final.

3º Passo – Editar o gráfico

Esta é a etapa mais trabalhosa, mas eu garanto, o resultado compensa.

Primeiro vamos editar as barras ou colunas do gráfico, para deixá-las mais largas.

Clique com o botão direito sobre uma das barras e vá em Formatar Série de Dados.

Um menu aparecerá à direita e a última opção exibida será Largura do Espaçamento.

Altere o valor neste campo para 0.

Você verá que não terá mais espaço entre os dados no seu gráfico. Como é exibido na imagem abaixo.

Em seguida selecione a Área de Plotagem do gráfico com o botão direito do mouse, é a parte que na imagem acima aparece em branco logo acima das colunas em laranja, quando passar o mouse por cima será exibido o nome da área. Vá em Formatar Área de Plotagem. Um menu à direita aparecerá novamente, agora com algumas opções diferentes. Clique em Preenchimento, marque onde diz Preenchimento com imagem ou texto e deixe desmarcado onde diz Imagem lado a lado como textura. Conforme abaixo.

Feito isso agora você deve inserir a imagem que desejar de seu computador ou que estiver copiando de algum lugar usando um dos botões que aparece na imagem acima.

Após inserida a imagem, seu gráfico ficará parecido com esse (Já dá pra ver as orelinhas do Coelhinho da Páscoa):

Agora clique com o botão direito sobre o eixo Y do seu gráfico (eixo vertical à esquerda) e vá em Formatar Eixo e voltamos ao menu à direita, agora com outras opções. Veja abaixo como acessá-lo nesta parte.

Agora no menu à direita insira os valores do Limite InferiorLimite Superior de seus dados. No meu caso os números são 0 e 100.

Veja na imagem como fazer.

Neste momento sua imagem deve ter sido completamente tapada pelas colunas do gráfico (No meu caso as orelhas do Coelhinho da Páscoa se esconderam).

Estamos chegando no final de nossa receita de gráfico de Páscoa. Vamos aos últimos detalhes.

Selecione seu gráfico, à direita dele aparecem 3 botões, vá no primeiro deles (um sinal de +) e desabilite todas as opções. As barras deverão ocupar todo o espaço agora, como exibido abaixo. (Esta etapa é opcional, vai depender do resultado que você deseja ter).

Agora selecione as barras em laranja com o botão direito do mouse e na opção Estrutura de Tópicos selecione a cor branca a opção de Espessura exibida na imagem abaixo (Posteriormente você pode mudar esta opção caso o resultado final não lhe agrade). Depois faça exatamente a mesma coisa para as colunas em azul.


Gran Finale

Vamos ao grande momento de revelar o Coelhinho da Páscoa e o ovo de chocolate. O segredo final, o toque do cheff.

Selecione as barras em laranja com o botão direito do mouse, vá em Preenchimento e selecione a cor branca. Como é exibido abaixo.

Por fim, chega o momento de revelar o Coelho.

Selecione as colunas azuis com o botão direito do mouse e vá em Preenchimento, assim como feito acima com as colunas que antes eram laranjas, mas ao invés de selecionar a cor branca, selecione a opção Sem preenchimento.


VOILÀ!!!

Eis o Coelhinho da Páscoa!

Chegamos ao final de nossa receita especial de Páscoa!

Perceba que as barras que exibem o coelho são do tamanho dos dados que temos na coluna Dados Originais. Quanto maior o número maior é a parte exibida da imagem no gráfico.


Degustação

Agora chegou a melhor parte, experimentar o que acabamos de fazer.

Abaixo têm algumas imagens que montei fazendo alterações nos dados da coluna Dados Originais para poder mostrar como funciona o gráfico.

 

Todos os valores iguais ao limite superior (no meu caso 100):

 

1/3 dos valores = 100; 1/3 = 50 e 1/3 = 0:

 

Uma curva normal (ou quase isso):

Bom, acho que já deu pra dar uma boa ideia de como funciona o negócio.

Feliz Páscoa!


Acompanhe o Função Excel
   

 

Deixe um comentário ou uma dúvidaCancelar resposta

Sair da versão mobile