Máximo/Mínimo e Maior/Menor
Em alguns casos o Excel possui funções que servem para praticamente a mesma coisa, mas e que diferem somente na forma de escrever a função. Este é o caso das funções MÁXIMO e MAIOR, e MÍNIMO e MENOR.
As funções MÁXIMO e MÍNIMO serem somente para acelerar ou facilitar uma opção que as outras duas funções possuem, de forma que caso estas não existissem, não fariam muita falta.
Chega de papo e vamos conhecer uma a uma destas funções.
Para o exemplo utilizarei uma tabela com o preço de fechamento das ações da Petrobras no mês de Janeiro/2016. E nela utilizaremos cada uma das funções citadas.
Como usar a Função MÁXIMO
Esta função retorna qual o maior valor em uma série de dados selecionada. Simples assim.
Argumentos da função
=MÁXIMO(núm1; [núm2]; …)
Onde:
núm1 → É o primeiro valor, célula ou referência que se deseja avaliar se é o maior ou não entre os demais valores, células ou referências a serem informados à função.
núm2 → É o segundo valor, célula ou referência que se deseja avaliar se é o maior ou não entre os demais valores, células ou referências a serem informados à função.
… → Indica que a função suporta um número “infinito de argumentos que terão o mesmo comportamento dos anteriores.
Partindo para o exemplo da ação da Petrobras, teremos o seguinte:
Note que utilizei um intervalo inteiro, sem a necessidade de digitar célula a célula. O efeito seria o mesmo, porém assim é muito mais rápido e didático.
No exemplo a função MÁXIMO irá retornar o maior valor existente entre as células C3 e C21.
Como usar a Função MÍNIMO
Esta funciona exatamente da mesma maneira que a função MÁXIMO e possui exatamente os mesmo argumentos, porém, ao invés de retornar o maior valor, irá retornar o menor. Veja na imagem.
No exemplo a função MÍNIMO irá retornar o menor valor existente entre as células C3 e C21.
Função MAIOR
Como disse lá no início esta função consegue substituir sem nenhum problema a função MÁXIMO. O que ele faz é retornar o enésimo maior valor em um conjunto de dados. Sendo que este enésimo valor pode ser o primeiro maior (o que seria o mesmo que usar a função MÁXIMO), o segundo maior… e assim por diante.
Argumentos da função
=MAIOR(matriz; k)
Onde:
matriz → É o conjunto de dados onde se irá buscar o maior valor na posição indicada pelo argumento k.
k → É o número que indicará o enésimo maior valor que se deseja, sendo 1 = ao primeiro maior, 2 = segundo maior e assim por diante.
Neste exemplo irei buscar pelo segundo maior preço de fechamento que as ações da Petrobras tiveram no mês de janeiro/2016.
No exemplo a função MAIOR irá retornar o segundo maior valor entre as células C3 e C21.
Como usar a Função MENOR
Funciona exatamente da mesma forma que a função MAIOR, com os mesmos argumentos, porém encontrará o menor valor na enésima posição.
Neste exemplo irei buscar pelo terceiro menor preço de fechamento que as ações da Petrobras tiveram no mês de janeiro/2016.
No exemplo a função MENOR irá retornar o segundo maior valor entre as células C3 e C21.
E para finalizar, o resultado de todas as funções.
Se está interessado em um uso mais sofisticado das funções MÁXIMO r MÍNIMO entre nos links abaixo onde ensinamos a combinar estas com a função SE.
MÁXIMOSE e MÍNIMOSE clique para ver