Estamos em uma época em que muito se fala em novas tecnologias, esquecendo que, às vezes, é bom olhar também para os recursos que estão presentes em nossas vidas há mais tempo. Mas quando atribuímos novos olhares e sentidos a ferramentas conhecidas, reinventamos maneiras de trabalhar com elas.
Matemática e Planilhas
Pensando especificamente na matemática, existem diversos recursos que podem favorecer o processo de ensino e aprendizagem. O editor de planilhas Excel é um poderoso instrumento para ensinar alunos de várias etapas. Por isso, hoje vamos mostrar como usar o Excel para ensinar matemática.
O Excel é um programa bastante prático, que permite uma aprendizagem interativa mais rica. Suas tabelas são um convite para trabalhar com a matemática. A aprendizagem cognitiva contribui para o desenvolvimento do raciocínio lógico e da criatividade dos alunos. Esse recurso permite diversas possibilidades de uso em diferentes níveis e ciclos de aprendizagem, com maior interação e colaboração.
Essa ferramenta também abre espaço para:
- Criar novas práticas de ensino, por meio de criação de gráficos, contas e simulações, em diferentes etapas do ensino.
- Aprender com os erros, o que promove correções, compreensão e entendimento sobre o objeto de estudo.
- Trabalhar em colaboração, priorizando o currículo e as suas diversas particularidades.
- Aproximar o aluno de ferramentas usadas em diferentes segmentos da sociedade, possibilitando o trabalho com linguagem lógica e algoritmos.
Abaixo, deixa uma pequena sequência didática para professores que querem explorar o potencial do editor de planilhas, com possibilidade de trabalhar com matemática de forma interdisciplinar, integrando com outras áreas do conhecimento, como português e matemática.
Título: Profissão
Série: 9º ano
Duração: 2 aulas
Objetivos
- Pesquisar, avaliar, conhecer e posicionar-se diante da vida econômica trabalhista;
- Trabalhar com estatística e funções;
- Desenvolver e potencializar a habilidade de construção de gráficos;
- Ler e interpretar dados das tabelas e gráficos;
- Reflexão sobre a futura profissão;
- Coleta e organização de dados da turma referente à profissão desejada.
Descrição
Faça um diagnóstico inicial com a turma sobre a escolha de profissões. Divida a turma em grupos, distribuindo anúncios de oferta de emprego. Depois, promova a socialização sobre as conclusões relativas ao entendimento dos anúncios, com questões como:
- Pretende ingressar na faculdade?
- Que profissão deseja seguir?
- Qual sua expectativa salarial para a profissão escolhida?
- Até 1 salário mínimo;
- De 1 a 3 salários mínimos;
- De 3 a 5 salários mínimos;
- De 5 a 7 salários mínimos;
- Acima de 7 salários mínimos
As informações devem ser organizadas em forma de tabela, como no exemplo:
Ingressos na faculdade | Total de alunos |
Sim | |
Não |
Profissão desejada | Total de alunos |
Expectativa salarial (R$) | Total de alunos |
Até 1 salário mínimo | |
De 1 a 3 salários mínimos | |
De 3 a 5 salários mínimos | |
De 5 a 7 salários mínimos | |
Acima de 7 salários mínimos |
Em seguida, cada grupo deverá fazer um gráfico que represente as tabelas. Saiba como montar um gráfico no Excel aqui. Com a turma, explore os tipos de gráficos e compartilhe com os estudantes. A partir dessa aula inicial, você pode dar outros desdobramentos à atividade, dependendo da intencionalidade e do objetivo da aula.
E você, já usou Excel para dar aulas? Compartilhe aqui nos comentários suas experiências!