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Como usar o Excel para ensinar matemática

Estamos em uma época em que muito se fala em novas tecnologias, esquecendo que, às vezes, é bom olhar também para os recursos que estão presentes em nossas vidas há mais tempo. Mas quando atribuímos novos olhares e sentidos a ferramentas conhecidas, reinventamos maneiras de trabalhar com elas.

Matemática e Planilhas

Pensando especificamente na matemática, existem diversos recursos que podem favorecer o processo de ensino e aprendizagem. O editor de planilhas Excel é um poderoso instrumento para ensinar alunos de várias etapas. Por isso, hoje vamos mostrar como usar o Excel para ensinar matemática.

O Excel é um programa bastante prático, que permite uma aprendizagem interativa mais rica. Suas tabelas são um convite para trabalhar com a matemática. A aprendizagem cognitiva contribui para o desenvolvimento do raciocínio lógico e da criatividade dos alunos. Esse recurso permite diversas possibilidades de uso em diferentes níveis e ciclos de aprendizagem, com maior interação e colaboração.

Essa ferramenta também abre espaço para:

  • Criar novas práticas de ensino, por meio de criação de gráficos, contas e simulações, em diferentes etapas do ensino.
  • Aprender com os erros, o que promove correções, compreensão e entendimento sobre o objeto de estudo.
  • Trabalhar em colaboração, priorizando o currículo e as suas diversas particularidades.
  • Aproximar o aluno de ferramentas usadas em diferentes segmentos da sociedade, possibilitando o trabalho com linguagem lógica e algoritmos.

Abaixo, deixa uma pequena sequência didática para professores que querem explorar o potencial do editor de planilhas, com possibilidade de trabalhar com matemática de forma interdisciplinar, integrando com outras áreas do conhecimento, como português e matemática.

Título: Profissão

Série: 9º ano

Duração: 2 aulas

Objetivos

  • Pesquisar, avaliar, conhecer e posicionar-se diante da vida econômica trabalhista;
  • Trabalhar com estatística e funções;
  • Desenvolver e potencializar a habilidade de construção de gráficos;
  • Ler e interpretar dados das tabelas e gráficos;
  • Reflexão sobre a futura profissão;
  • Coleta e organização de dados da turma referente à profissão desejada.

Descrição

Faça um diagnóstico inicial com a turma sobre a escolha de profissões. Divida a turma em grupos, distribuindo anúncios de oferta de emprego. Depois, promova a socialização sobre as conclusões relativas ao entendimento dos anúncios, com questões como:

  • Pretende ingressar na faculdade?
  • Que profissão deseja seguir?
  • Qual sua expectativa salarial para a profissão escolhida?
  • Até 1 salário mínimo;
  • De 1 a 3 salários mínimos;
  • De 3 a 5 salários mínimos;
  • De 5 a 7 salários mínimos;
  • Acima de 7 salários mínimos

As informações devem ser organizadas em forma de tabela, como no exemplo:

Ingressos na faculdade Total de alunos
Sim
Não

 

Profissão desejada Total de alunos

 

Expectativa salarial (R$) Total de alunos
Até 1 salário mínimo
De 1 a 3 salários mínimos
De 3 a 5 salários mínimos
De 5 a 7 salários mínimos
Acima de 7 salários mínimos

 

Em seguida, cada grupo deverá fazer um gráfico que represente as tabelas. Saiba como montar um gráfico no Excel aqui. Com a turma, explore os tipos de gráficos e compartilhe com os estudantes. A partir dessa aula inicial, você pode dar outros desdobramentos à atividade, dependendo da intencionalidade e do objetivo da aula.

E você, já usou Excel para dar aulas? Compartilhe aqui nos comentários suas experiências!

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