Pular para o conteúdo

Como ativar o Office 365 Insider

Já não é de hoje que a Microsoft começou a dar mais importância a versão de assinatura mensal do pacote Office do que as instalações individuais, sem pagamentos recorrentes, e acho que nem preciso explicar o porquê. Esta versão de assinatura é o chamado Office 365, o número refere-se ao número de dias em um ano.

Para a versão em inglês deste post, clique aqui.

A principal vantagem do Office 365 comparado com o Office 2019, atual versão no momento que escrevo este artigo, é que o primeiro recebe atualizações com uma frequência muito superior ao segundo que, embora ainda receba atualizações elas vêm de forma muuuuito mais lenta.

Porém, mesmo aqueles que possui uma assinatura do Office 365 ativa não recebem todas as atualizações ao mesmo tempo que outros assinantes, e algumas fórmulas que podem salvar horas de dores de cabeça no Excel, acabam demorando meses, ou ate mais de ano para chegarem.

Se você tem uma assinatura do Office 365 mas seu Excel não possui funções como:
ÚNICO
FILTRO
CLASSIFICAR
CLASSIFICARPOR

Então é porque você não faz parte do Office Insider.

Quem pode usar o Office Insider?

O Office Insider está disponível para quem tem uma assinatura do Office 365 em um destes dois níveis: O Insider (Modo Rápido) e Canal Mensal (Direcionado) (Modo Lento).

Insider

Anteriormente conhecido como Participante do Programa Windows Insider – Modo Rápido, o nível Insider é ideal para Participantes do Programa Office Insider que desejam usar os builds mais recentes para identificar problemas e fornecer comentários sobre novos recursos ainda em desenvolvimento. O Insider é ideal para quem não se importa em arriscar um pouco usando builds sem suporte.

Canal Mensal (direcionado)

Anteriormente chamado de Participante do Programa Windows Insider – Modo Lento, o Canal Mensal (direcionado) é ideal para Participantes do Programa Office Insider que desejam receber atualizações menos frequentes e mais estáveis. Os builds são divulgados mensalmente e têm suporte completo.

Eu particularmente participo do programa Canal Mensal.

Como ativar o Office Insider para usuários domésticos

Em qualquer aplicativo do Office, basta clicar em Arquivo > Conta > Office Insider para ingressar rapidamente no programa ou mudar de nível. Como mostra a imagem:

Seu Office será então atualizado com as novas funções, fácil assim.

Como ativar o Office Insider no trabalho ou escola

Esse processo pode ser um pouco mais complicado, mas não é nenhum bicho de 7 cabeças.

Os passos abaixo podem não funcionar para todos os usuários, talvez você precise de acesso administrativo ou apenas conversar com quem administra os computadores na sua empresa para que façam o ingresso no Office Insider para você.

De qualquer forma, não custa tentar seguir os passos abaixo. E não se assuste parece longo e complicado mas é porque deixei tudo mastigadinho em detalhes.

Para usuários Windows

Devo ressaltar que embora a Microsoft em seu site recomende que caso o Office já esteja instalado no dispositivo, ele deva ser desinstalado e o computador reiniciado antes de realizar os processos abaixo, na minha experiência não removi o programa e funcionou da mesma forma.

  • Baixe a versão mais recente da Ferramenta de Implantação do Office do Centro de Download da Microsoft acessando: https://www.microsoft.com/download/details.aspx?id=49117
  • Clique duas vezes no arquivo executável officedeploymenttool para extrair o arquivo setup.exe e os arquivos de amostra configuration.xml.
  • Crie um arquivo de bloco de notas na mesma pasta onde os arquivos foram extraídos e o renomeie para configuration.xml (note que a extensão do arquivo mudará de .txt para .xml)
  • Abra o arquivo utilizando o bloco de notas (Clique com o botão direito do mouse > Abrir com > Bloco de Notas) e insira o seguinte código, depois salve e feche o arquivo:
<Configuration>
<Add OfficeClientEdition="64" Channel="Insiders">
<Product ID="O365ProPlusRetail">
<Language ID="pt-br" />                                    
</Product>
</Add>
</Configuration>
  • Essa ação instalará uma versão de 64 bits em português do Brasil do Office 365 ProPlus pela CDN (Rede de Distribuição de Conteúdo) do Office na Internet. O Office também será atualizado automaticamente na CDN do Office quando um novo build do Canal Mensal (direcionado) estiver disponível com novos recursos ou outras atualizações.
    • Caso sua versão do Office 365 seja a Business, altere no código Product ID=”O365ProPlusRetail” para Product ID= “O365BusinessRetail”
    • Caso sua versão do Office seja 32 bits e não 64 bits, altere no código OfficeClientEdition=”64″ para OfficeClientEdition=”32″. Caso você tenha desinstalado o Office, escolha a opção que seja igual ao seu sistema operacional.
  • Abra um prompt de comando elevado (CMD)
    • Para abrir o CMD pressione as teclas Windows + R no teclado
    • Na janela que se abre, digite CMD e pressione Enter
    • Ou simplesmente procure por CMD na pesquisa do menu iniciar do Windows
  • Utilizando o CMD navegue até a pasta onde os arquivos estão salvos.
    • Por exemplo, caso os arquivos estejam na pasta C:\Users\Rodrigo\Desktop\Insider digite no CMD: cd\Users\Rodrigo\Desktop\Insider e pressione Enter
  • Execute o seguinte comando no CMD: setup.exe /configure configuration.xml
    Isso copiará os arquivos do Office da CDN na Internet para o dispositivo e iniciará a instalação.
  • Pronto! Pode abrir seu Excel e usufruir de suas novas funções.

Para usuários MAC

Por incrível que pareça a Microsoft deixou essa tarefa muito mais fácil para versões do MAC do que do Windows.

  • Abra qualquer aplicativo do Office para Mac, como o Excel, e selecione Verificar se Há Atualizações no menu Ajuda. Isso inicia o Microsoft AutoUpdate.
  • Clique no Microsoft AutoUpdate na Barra de Menus e acesse as Preferências.
  • Selecione Participante do Programa Windows Insider – Modo Lento ou Participante do Programa Windows Insider – Modo Rápido como o canal de atualização.
  • Pronto!
Marcações:

Deixe um comentário ou uma dúvida