Cursos, tutoriais e planilhas prontas

Ocultar abas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Leia também...

Ocultar Abas

O sistema de abas não é nada recente no Excel, existe há anos, sistema tão prático e útil que foi copiado por navegadores e mais outros diversos programas. Mas… existem momentos em que queremos ocultar a tão útil barra de abas do Excel, seja para dificultar o acesso de um usuário a abas específicas, ou seja para deixar o arquivo com um ar mais profissional. Sem mais enrolação, vejamos como ocultar abas no Excel.

Nós vamos ver aqui 2 (na verdade 4) formas diferentes de fazer isso:

  1. Como ocultar e reexibir abas específicas (Manualmente e via macro)
  2. Como ocultar e reexibir toda a barra de abas (Manualmente e via macro)

Vídeo explicativo

Preguiça de ler? Seus problemas acabaram! Assista ao vídeo onde explicamos tudo no detalhe.

Coloque o vídeo em tela cheia para assistir normalmente

Como ocultar e reexibir abas específicas

A ideia aqui é um arquivo com mais de uma aba, digamos 3 abas, e queremos ocultar uma apenas da barra de abas, vajamos como fazer isso.

Ocultar Manualmente

  1. Com o botão direito do mouse, clique sobre a aba que deseja ocultar e selecione a opção: Ocultar
  2. É só um passo mesmo 😀

Reexibir Manualmente

  1. Com o botão direito do mouse, clique sobre uma outra aba qualquer e selecione a opção: Reexibir
  2. Uma nova janela irá ser aberta, selecione a aba que deseja reexibir e clique em Ok

Via Macro

Partirei do princípio que você já tem um conhecimento básico sobre macros e deixarei aqui, apenas os códigos. Para um passo a passo de onde inserir os códigos e como dispará-los, assista ao vídeo acima.

Ocultar via Macro

Encontre ou defina um nome para a aba desejada e utilize um dos códigos abaixo em sua macro.

  • Para uma planilha chamada de Secreta mas sem nome definido no editor VBA:
    Sheets("Secreta").Visible = False
  • Para uma planilha nomeada no editor VBA como Secreta:
    Secreta.Visible = False

Reexibir via Macro

Encontre ou defina um nome para a aba desejada e utilize um dos códigos abaixo em sua macro.

  • Para uma planilha chamada de Secreta mas sem nome definido no editor VBA:
    Sheets("Secreta").Visible = True
  • Para uma planilha nomeada no editor VBA como Secreta:

    Secreta.Visible = True

Como ocultar e reexibir toda a barra de abas

Aqui o negócio é um pouco diferente, não queremos mais ocultar ou reexibir abas individuais, mas toda a barra de abas, como se o Excel não tivesse o sistema de barras implementado.

Ocultar Manualmente

  1. No menu principal do Excel, vá em Arquivo > Opções
  2. Na janela que será aberta procure à esquerda a opção Avançado
  3. Na parte da direita, desça até a sessão Opções de exibição desta pasta de trabalho e logo abaixo desmarque a opção Mostrar guias de planilhas.
  4. Aperte Ok para salvar as opções, pronto!

Reexibir Manualmente

  1. No menu principal do Excel, vá em Arquivo > Opções
  2. Na janela que será aberta procure à esquerda a opção Avançado
  3. Na parte da direita, desça até a sessão Opções de exibição desta pasta de trabalho e logo abaixo marque a opção Mostrar guias de planilhas.
  4. Aperte Ok para salvar as opções, pronto!

Via Macro

Partirei do princípio que você já tem um conhecimento básico sobre macros e deixarei aqui, apenas os códigos. Para um passo a passo de onde inserir os códigos e como dispará-los, assista ao vídeo acima.

Ocultar via Macro

ActiveWindow.DisplayWorkbookTabs = False

Reexibir via Macro

ActiveWindow.DisplayWorkbookTabs = False

Espero ter ajudado 🙂

Leia também...

PROCV turbinado com CORRESP

PROCV turbinado com CORRESP Se você é familiarizado com a formula PROCV deve saber que ela tem algumas limitações, caso contrário clique aqui e veja nosso artigo

Ler »

2 thoughts on “Ocultar abas

Deixe um comentário ou uma dúvida

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Planilhas prontas

Gerador de Catálogos 3.1

Com o Gerador de catálogos do Função Excel você poderá criar catálogos personalizados de maneira muito fácil e rápida.

Os catálogos são gerados em formato PDF de forma automática, basta setar as configurações desejada e o arquivo fará tudo por você.

O catálogo é completamente customizável, cores, textos, imagens, fontes, tamanho e posicionamentos.

Gere seus catálogos e alavanque suas vendas.

Saber mais »

Composição de custos

Calcule e analise todos os custos diretos da produção de seus produtos, seja qual for o tamanho da sua empresa e seu ramo de atuação.

Gere relatórios detalhados que exibem a composição do custo de cada produto, de forma individual ou conjunta. Melhor precifique seus produtos mantendo uma margem de lucro de que você deseja.

Faça simulações com preços de insumos e veja o impacto de cada um na composição total de seu produto final.

Saber mais »

Leia também...

Faça uma doação

Nos ajude a continuar te ajudando.
Faça uma doação!

Compartilhe com o mundo

Gostou do artigo?
Não seja egoista, compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

fique SEMPRE ATUALIZADO!

Junte-se a lista de e-mails do Função Excel

Receba e-mails semanais e melhore constantemente suas habilidades com Excel

Inscreva-se