Cursos, tutoriais e planilhas prontas

ÍNDICE + CORRESP com múltiplos critérios

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Leia também...

ÍNDICE + CORRESP com múltiplos critérios

Se você já está familiarizado com a união das funções ÍNDICE + CORRESP não terá nenhum problema para entender o que será explicado aqui.

Saiba porque ÍNDICE + CORRESP é superior que PROCV, clique aqui

ÍNDICE + CORRESP

Se está lendo isso você já deve saber que a união dessas duas funções pode facilmente encontrar qualquer informação em uma matriz de dados, e que a função CORRESP fica responsável por indicar a linha e/ou coluna onde o dado procurado está, e esta linha/coluna é encontrada com base em um critério apenas. Mas o que fazer quando temos mais de um critério?

Exemplo prático

Com base nos dados abaixo, queremos encontrar o animal contido na coluna B com base em sua morada e em seu  alimento, contidos nas colunas CD respectivamente.

ÍNDICE CORRESP com múltiplos critérios (1)

O que teremos de fazer é simplesmente dizer a  função CORRESP que nos dará em qual linha da lista de animais está o dado procurado, que deve procurar não só na lista de moradas mas também na lista de alimentos e assim indicar em qual linha as duas condições são atendidas ao mesmo tempo. Para isso teremos de utilizar uma função matricial.

Note que outra saída possível para o problema seria o uso de uma coluna auxiliar que concatenasse o nome da morada com o nome do alimento, assim faríamos a busca nesta coluna auxiliar com o uso de ÍNDICE + CORRESP normalmente, sem uso de função matricial. Porém, como a ideia aqui é não criar esta coluna auxiliar, então devemos utilizar a função matricial.

Para saber mais sobre funções matriciais clique aqui.

Resolvendo o caso

A função que utilizaremos é:

{=SEERRO(ÍNDICE($B$3:$B$7;CORRESP(F3&G3;$C$3:$C$7&$D$3:$D$7;0));"")}

Escreva sem as chaves {} e aperte CTRL + SHIFT + ENTER para finalizar a fórmula, ao invés de apenas ENTER. As chaves serão postas automaticamente, o que significa que estamos utilizando uma função matricial.

Conforme a imagem:

ÍNDICE CORRESP com múltiplos critérios (2)

Onde:

Célula F3Dado procurado em moradia.

Célula G3 = Dado procurado em alimento.

Intervalo C3:C7 Intervalo onde estão listadas as moradias.

Intervalo D3:D7 Intervalo onde estão listados os alimentos.

Veja que apenas concatenamos (utilizando &) o dado procurado e as área procuradas, simples assim. Desta forma a função CORRESP irá encontrar somente a linha onde as duas condições são atendidas ao mesmo tempo. Caso isso não aconteça, a função SEERRO entra em ação e ao invés de deixar que nossa função matricial retorne um erro, ela irá retornar vazio, ou seja, aspas duplas “”.

E eis o resultado da nossa fórmula.

ÍNDICE CORRESP com múltiplos critérios (3)

Como só possuíamos um animal com moradia = floresta e alimento = frutas, a fórmula retornou este animal, o macaco.

Neste exemplo tínhamos apenas 2 critérios, caso você precise de mais, basta repetir o processo inserindo & entre os critérios de busca e entra as áreas de busca. Se por exemplo, além de moradia e alimento tivéssemos também o critério de porte do animal, então ficaria, moradia&alimento&porte.


IMPORTANTE – PARA QUE TUDO FUNCIONE

Como dito, o que foi ensinado aqui se trata de uma fórmula matricial e é necessário informar ao Excel isso, pois ele não identifica isso automaticamente. Ao terminar de escrever sua fórmula ao invés de apertar apenas tecla ENTER para concluir, aperte CTRL + SHIFT + ENTER. Só assim a fórmula irá funcionar. Caso precise, arraste (não copie, arraste) a fórmula para baixo para buscar demais dados. Se você fizer diferente disso, não irá funcionar, você notará que na barra de fórmulas a sua fórmula aparecerá entre chaves {Sua_fórmula} indicando que é uma fórmula matricial.

Para saber um pouco mais de fórmulas matriciais clique aqui

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida deixe seu comentário logo abaixo.


Acompanhe o Função Excel
facebook-logo youtube-logo googleplus-logo twitter-logo

 

Leia também...

Macro que roda automaticamente

Macro que roda automaticamente Não há duvidas que as macros são uma grande mão-na-roda no Excel. É possível automatizar relatórios inteiros, sem gerar nenhum grande

Ler »

Gráfico de Termômetro

Gráfico de Termômetro O gráfico de termômetro é bastante atrativos, visualmente falando, e muito fácil de ser entender, além de ser muito versátil dentro do

Ler »

9 thoughts on “ÍNDICE + CORRESP com múltiplos critérios

  1. Bom dia! Há maneira de fazer a mesma fórmula, porém com o adicional de múltiplos resultados para o mesmo grupo de critérios? Se sim, cite um exemplo. por favor.

  2. Ola bom dia. Não estou conseguindo buscar os valores de outra planilha para compor a fórmula. Sabe me dizer se necesariamente a matriz deve estar na mesma planilha da formula??

    1. Eu fiz buscando em outra planilha. Estava errando no CORRESP que precisa ter as duas referências (B3 & D2) e os dois endereços (PLAN!B:B & PLAN!K:K), dica assim:

      ÍNDICE(PLAN!D:D;CORRESP(B3 & D2;PLAN!B:B & PLAN!K:K;0);0)

  3. Os critérios “F3&G3” poderiam ser substituídos por fórmulas? Se sim, como? Estou tentando fazer algo similar, porém com horários. Aí eu precisaria que o critério fosse o dia e o próximo horário a partir de uma hora específica.

    O meu F3 seria uma célula de data e o G3 eu queria que fosse “>18:00″ (ou >G3, sendo que G3 seria um horário).

    Como fazer? Já tentei de diversas formas…
    F3&”>”&G3
    F3&>”18:00″
    F3&”>G3″

Deixe um comentário ou uma dúvida

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Planilhas prontas

Bolão da Copa do Mundo FIFA 2018

Com o Bolão da Copa do Mundo FIFA 2018 do Função Excel, você terá um planilha super confiável, segura, fácil de mexer e de visual super profissional para controlar o bolão com seus amigos, familiares e principalmente, os colegas de trabalho.

Saber mais »

Gerador de catálogos 2.2

Com o Gerador de catálogos do Função Excel você poderá criar catálogos personalizados de maneira muito fácil e rápida.

Os catálogos são gerados em formato PDF de forma automática, basta setar as configurações desejada e o arquivo fará tudo por você.

Gere seus catálogos e alavanque suas vendas.

Saber mais »

Leia também...

Faça uma doação

Nos ajude a continuar te ajudando.
Faça uma doação!

Compartilhe com o mundo

Gostou do artigo?
Não seja egoista, compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

fique SEMPRE ATUALIZADO!

Junte-se a lista de e-mails do Função Excel

Receba e-mails semanais e melhore constantemente suas habilidades com Excel

Inscreva-se