Cursos, tutoriais e planilhas prontas

Como Fixar Cabeçalho no Excel

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Leia também...

Detetive de Macros

Detetive de Macros Seis mulheres estão mortas por causa do Assassino Sem Sombra. Neste exato momento uma nova vítima está caída, sangrando, em uma rua

Continuar lendo

Como Fixar Cabeçalho no Excel

Quando temos uma tabela que não cabe na tela e precisamos rolar para baixo ou para a esquerda, ou seja quase sempre, perdemos a visão do cabeçalho ou de alguma informação importante presente na primeira coluna de nossa tabela. É para evitar que isso aconteça que existe um recurso chamado congelar painéis.

Só para ilustrar, as imagens abaixo contêm uma base de dados fictícia, na primeira imagem conseguimos ver tanto o cabeçalho superior quanto o modelo do produto ao qual as demais informações se referem.

Congelar Painéis (1)

Já na segunda, ao descer um pouco na tabela e andar um pouco para a direita, escondendo a linha 1 e a coluna A já fica complicado de saber que informações são essas, e temos que ficar sempre voltando para entender.

Congelar Painéis (2)


Congelando painéis

Sem mais delongas, para congelar estas informações você deve primeiro selecionar a célula que está uma linha abaixo da linha que você deseja congelar e uma coluna à direita da coluna que você deseja congelar. Pra ficar mais simples de entender, neste exemplo queremos congelar a linha 1 (Cabeçalho) e a coluna A (Modelo) então devemos selecionar a célula B2. Depois é só seguir os passos da imagem.

Congelar Painéis (3)

Note que o botão Congelar Painéis possui 3 opções de congelamento diferente, na primeira você tem uma liberdade maior de congelar o que quiser, seguindo os passos que mostrei acima. Na segunda opção você congela automaticamente só a primeira linha, sem necessidade de pré-selecionar uma célula; e na terceira opção você congela automaticamente a primeira coluna.

Para descongelar, basta seguir o mesmo processo, quando você possuir painéis congelados a primeira das opções irá mudar de Congelar Painéis para Descongelar Painéis.

Caso seus dados possuam um cabeçalho de duas ou mais linhas, ou você precise de mais de uma coluna congelada à esquerda, basta seguir a regra ensinada, pré-selecione a célula que estiver uma coluna e uma linha depois da que você quer congelar.

Veja como ficaram os dados da tabela de exemplo após congelar.

Congelar Painéis (4)

Caso você queira saber como repetir uma linha ou coluna ao imprimir em várias folhas, clique aqui para ler nosso artigo que trata exatamente disso.

Espero ter ajudado.


Acompanhe o Função Excel
facebook-logo youtube-logo googleplus-logo twitter-logo

Leia também...

Remover duplicados

Remover duplicados Este é um artigo sob-encomenda. Você também pode pedir o seu entrando no link Contato no menu principal do site, ou clicando aqui.

Ler »

One thought on “Como Fixar Cabeçalho no Excel

Deixe um comentário ou uma dúvida

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Planilhas prontas

Histórico de Cotações

Baixe cotações históricas de ações, índices, moedas, criptomoedas, commodities e fundos em mais de 50 bolsas de valores no mundo, direto no Excel. Selecione os parâmetros desejados e deixe o arquivo fazer o resto para você, de forma rápida, simples e organizada.

Saber mais »

Gerador de Catálogos 3.1

Com o Gerador de catálogos do Função Excel você poderá criar catálogos personalizados de maneira muito fácil e rápida.

Os catálogos são gerados em formato PDF de forma automática, basta setar as configurações desejada e o arquivo fará tudo por você.

O catálogo é completamente customizável, cores, textos, imagens, fontes, tamanho e posicionamentos.

Gere seus catálogos e alavanque suas vendas.

Saber mais »

Composição de custos

Calcule e analise todos os custos diretos da produção de seus produtos, seja qual for o tamanho da sua empresa e seu ramo de atuação.

Gere relatórios detalhados que exibem a composição do custo de cada produto, de forma individual ou conjunta. Melhor precifique seus produtos mantendo uma margem de lucro de que você deseja.

Faça simulações com preços de insumos e veja o impacto de cada um na composição total de seu produto final.

Saber mais »

Leia também...

Faça uma doação

Nos ajude a continuar te ajudando.
Faça uma doação!

Compartilhe com o mundo

Gostou do artigo?
Não seja egoista, compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

fique SEMPRE ATUALIZADO!

Junte-se a lista de e-mails do Função Excel

Receba e-mails semanais e melhore constantemente suas habilidades com Excel

Inscreva-se