O Excel agora te dá a possibilidade de ter fórmulas cujo resultado é despejado em várias outras células, o que é bastante útil, abriu um leque enorme de possibilidades, o que era bom, ficou melhor.

Além disso, veio a possibilidade de utilizar hashtags em fórmulas do Excel para fazer referência a estes resultados despejados, tudo de uma só vez, acelerando muito o cálculo e organização de fórmulas e planilhas.

Porém, esse resultado despejado, as vezes é feito em mais de uma coluna, e utilizar o hashtag pode causar um pouco de dor de cabeça quando queremos nos referencias apenas a 1 única coluna desse resultado.

Com dificuldade de entender, ou preguiça de ler? Assista ao vídeo

Fórmula sobre apenas uma coluna do hashtag

Dada uma tabela, chamada Tabela1, de dados de fornecedores, com valores duplicados, ocupando as colunas A:C, criamos uma fórmula que despeja resultados e que nos trata esta mesma tabela com valores únicos, ou seja, sem os duplicados.

Para isso, em E1, inserimos: =ÚNICO(Tabela1[#Tudo])

A imagem abaixo está cortada, mas serve para ilustrar o descrito acima, note que a fórmula em E1 despeja seu resultado nas colunas E:G, é possível notar isso pela marcação em azul criar ao redor do resultado despejado.

Agora, queremos obter uma coluna extra, que nos dê os 3 primeiros caracteres do nome do fornecedor com base no resultado de E1.

Como não fazer isso

O natural seria inserir numa célula a fórmula: =ESQUERDA(E1#;3)

Com a intenção de conseguir os 3 primeiros caracteres do nome do fornecedor, mas mantendo uma referência com hashtag para que qualquer mudança na tabela original, e por consequência no resultado despejado de E1, seja também refletido na nova fórmula, sem que tenhamos que ficar ajustando até que célula essa fórmula deva ficar.

Veja, o que acontece ao fazermos isso na célula I1

Como o resultado de E1 é despejado em 3 colunas, usar o hashtag faz referência total a essas 3 colunas, embora o que queremos seja apenas a primeira delas.

A maneira correta de se fazer

Antes de usar a função ESQUERDA, iremos filtrar o resultado de E1 para nos retornar apenas a primeira coluna, e sobre esse resultado inserir a função ESQUERDA que buscará os 3 primeiros caracteres do nome do fornecedor.

Será uma função dentro da outra, mas vamos por partes. Na célula I1 inserimos: =ÍNDICE(E1#;;1)

O primeiro argumento é a matriz de dados, aqui utilizamos a referência com o hashtag, para pegar o conteúdo todo.

O segundo argumento é omitido, pois ele refere-se ao número da linha que queremos dentro da matriz, como queremos a matriz por inteira, todas as suas linhas, então não informamos nada neste argumento.

E o terceiro argumento diz respeito a qual coluna da matriz nós queremos retornar. Como o nome do fornecedor está na primeira coluna da matriz, então inserimos o valor de 1. Caso estivesse na segunda coluna, seria o 2, assim por diante.

Veja na imagem abaixo que agora temos somente a primeira coluna como resultado, como desejado.

Ainda na célula I1, faremos uma modificação na nossa fórmula, apenas a envolveremos com a função ESQUERDA, para obter os 3 primeiros caracteres, como queremos.

A fórmula de I1 fica assim: =ESQUERDA(ÍNDICE(E1#;;1);3)

E eis o resultado desejado.

Deixe um comentário ou uma dúvida