O Excel está organizado em linhas e colunas, onde a primeira é representada por números, e a segunda é representada por letras.

Porém você se deparar com situações em que você possui o número para representar uma coluna, mas precisaria que isso fosse convertido para letras, para saber qual letra/coluna está naquela posição.

Caso esteja procurando pelo contrário disso, você pode acessar como converter a letra da coluna em número.

Vídeo

O vídeo abaixo explica no detalhe a como converter um número em letra de coluna.

Funções necessárias para converter número em letra

Nós vamos utilizar as funções SUBSTITUIR e ENDEREÇO.

A função ENDEREÇO quando fornecida com o número de uma linha e o número de uma coluna, nos retorna o endereço de uma célula no formato A1. Por exemplo, se usarmos =ENDEREÇO(1;5;4) o resultado será E1. O número 4 no último argumento da função serve apenas para indicar que queremos uma referência relativa, onde linha e coluna não é congelado.

Caso usássemos =ENDEREÇO(1;5;1) o resultado seria $E$1 onde coluna e linha estão congeladas com o cifrão.

Já a função SUBSTITUIR, como o nome já diz, serve para substituir um ou mais caracteres dentro de um texto.

SUBSTITUIR + ENDEREÇO para converter número em letra

Como a função ENDEREÇO nos retorna o endereço de uma célula no formato A1 mas tendo em seus parâmetros apenas números, podemos utilizar a função SUBSTITUIR para trocar o número da linha que é retornado pela função ENDEREÇO por nada, ou seja, remover o número do endereço da célula informado na função ENDEREÇO. Ficaria assim:

=SUBSTITUIR(ENDEREÇO(1;5;4);1;””)

Mas é claro que podemos fazer isso fazer referência a células que possuem os números que representam as colunas e obter a letra da coluna, a fórmula em B2 na imagem abaixo foi simplesmente copiada para baixo para as demais células de B2:B6.

A fórmula em B2 é: =SUBSTITUIR(ENDEREÇO(1;A2;4);1;””)

Deixe um comentário ou uma dúvida