O Excel está organizado em linhas e colunas, onde a primeira é representada por números, e a segunda é representada por letras.

Caso esteja procurando pelo contrário disso, você pode acessar como converter um número na letra da coluna.

Vídeo

O vídeo abaixo explica no detalha a como converter a letra da coluna em número.

Funções necessárias para converter letra em número

Nós vamos utilizar as funções COL e INDIRETO.

A função COL serve apenas para dizer em qual coluna uma referência se encontra numericamente. Por exemplo, =COL(B3) irá resultar em 2, pois a célula B3 está na segunda coluna do Excel.

Já a função INDIRETO serve para fazer uma referência a uma célula ou matriz de forma indireta, usando uma referência de texto. Você pode ver mais sobre esta função aqui no site mesmo ou em nosso vídeo no YouTube.

COL + INDIRETO para converter letra em número

Como podemos escrever um texto dentro da função INDIRETO que representa uma célula qualquer, e uma célula qualquer sempre possui a letra da coluna em seu nome, para convertermos a letra C em um número, nossa função fica assim:

=COL(INDIRETO(“C1”))

Mas é claro que podemos fazer isso fazer referência a células que possuem as letras como texto e obter a número da coluna que elas representam, a fórmula em B2 na imagem abaixo foi simplesmente copiada para baixo para as demais células de B2:B6.

A fórmula em B2 é: =COL(INDIRETO(A2&1))

Note que não existem mais as aspas duplas como no exemplo anterior. Além disso, o &1 que você vê dentro do INDIRETO serve somente para concatenar a letra presente na célula A2 com um número qualquer, para que seja feita uma referência indireta a uma célula, no primeiro caso, a célula C1.

Deixe um comentário ou uma dúvida